Elpídio faz balanço das ações realizadas pela SDHDS

06/11/2018 - Silmara Cavalcante

O vereador Elpídio Nogueira (PDT) apresentou na manhã desta terça-feira, 6, na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, um balanço das atividades realizadas pela Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza (SDHDS). O parlamentar que acaba de retornar à Casa Legislativa, ficou aproximadamente dois anos à frente da Secretária. Além de registrar que […]

Além de registrar que entregou a pasta com saldo em caixa, no valor de R$ 14 milhões de reais, o vereador Elpídio também citou uma série de avanços no desenvolvimento de políticas públicas para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade em Fortaleza.

Entre as ações estão: Projeto Novos Caminhos que consiste no desenvolvimento de iniciativas intersetoriais voltadas para a reinserção social e qualificação profissional de usuários de álcool, crack e outras drogas que vivem em situação de rua no Centro de Fortaleza; Encontros e Palestras em Escolas Municipais para falar sobre o combate e enfrentamento ao racismo; Promoção de ações de integração com a comunidade LBGTTT ; Abertura da Casa da Mulher Brasileira em Fortaleza; além da Entrega de mil cadeiras de rodas.

Para Elpídio, sua passagem pela pasta foi positiva e enriquecedora. “Foi muito bom conhecer de fato o que acontece na cidade em relação a essas pessoas, que de alguma forma estão em situação de vulnerabilidade, em situação de rua.”

30 anos da Constituição

O vereador Elpídio Nogueira ainda parabenizou os 30 anos da Constituição Cidadã. O parlamentar afirmou que a Constituição trouxe riqueza e uma segurança para o País.

A Constituição Cidadã, promulgada em 5 de outubro de 1988, tornou-se o principal símbolo do processo de redemocratização nacional. Após 21 anos de regime militar, a sociedade brasileira recebia uma Constituição que assegurava a liberdade de pensamento. Foram criados mecanismos para evitar abusos de poder do Estado.

A Assembleia Nacional Constituinte, convocada em 1985 pelo presidente José Sarney, trabalhou durante 20 meses. Participaram 559 parlamentares (72 senadores e 487 deputados federais), com intensa participação da sociedade.

Foto: Érika Fonseca