Legislativo reconhece o trabalho do cirurgião-dentista e professor Dr. José Dilson Vasconcelos de Menezes

29/10/2018 - Adriana Albuquerque

A Câmara Municipal de Fortaleza outorgou na tarde desta segunda-feira, 29 de outubro, a Medalha de Mérito Odontológico Dr. Francisco de Sá Roriz ao cirurgião-dentista e professor Dr. José Dilson Vasconcelos de Menezes. O momento marca o reconhecimento da trajetória do homenageado na história da Odontologia no Ceará, recebendo assim a primeira Medalha de Mérito […]

A Câmara Municipal de Fortaleza outorgou na tarde desta segunda-feira, 29 de outubro, a Medalha de Mérito Odontológico Dr. Francisco de Sá Roriz ao cirurgião-dentista e professor Dr. José Dilson Vasconcelos de Menezes. O momento marca o reconhecimento da trajetória do homenageado na história da Odontologia no Ceará, recebendo assim a primeira Medalha de Mérito Odontológico, escolhido de forma unânime entre as instituições que representam a Odontologia, homologado pela Comissão de Saúde e seguridade Social da CMFor.

O vereador Dr. Porto (PRTB), presidente da Comissão de Saúde e Seguridade Social da CMFor, autor da Lei que instituiu a Medalha de Mérito Odontológico, destacou a emoção de celebrar este momento e reconhecer a trajetória de um mestre da Odontologia no Estado, Dr. José Dilson Vasconcelos de Menezes. A solenidade, como enfatizou Dr. Porto, reafirma o papel da Odontologia na efetivação da saúde da população e como essa relação vem sendo construída desde 1916, com a criação da primeira Faculdade de Odontologia por Sá Roriz, patrono da Academia Cearense de Odontologia e da Medalha de Mérito Odontológico.

Ao receber a Medalha, Dr. José Dilson Vasconcelos de Menezes relembrou o iniciou da Odontologia no Ceará e o crescimento da profissão. Idealizador e fundador do Conselho Regional de Odontologia, carregando o CRO 001, o cirurgião-dentista José Dilson, falou as conquistas e da realização em fazer parte deste momento proporcionado pela Câmara Municipal. Se intitulando como “Soldado da Odontologia”, José Dilson agradeceu a homenagem prestada pelo Legislativo e pelas instituições representativas da Odontologia.

O momento, como frisou Dr. Porto, destaca as comemorações do Dia Nacional do Cirurgião Dentista, celebrado em 25 de Outubro. “A Medalha de Mérito Odontológico Dr. Francisco de Sá Roriz vem como forma de reconhecimento e apreço a esses profissionais que fazem
ou fizeram toda a diferença na cidade de Fortaleza”, justificou. O processo de escolha dos agraciados sempre terá participação de instituições acadêmicas e classistas, garantindo um reconhecimento suprapartidário aos profissionais da Odontologia.

A solenidade contou com a presença do vice-presidente da Academia Cearense de Odontologia, Paulo Roberto Pinheiro Beltrão; do presidente da Sociedade Brasileira de Dentista Escritores, Rubens Barroso de Azevedo; o vice-presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgias e Chefe do serviço de Cirurgia do IJF; o coordenador do Curso de Odontologia da Unifor, Marlo Ximenes Carlos; o diretor da Fametro, Antônio Colaço Martins; e representando a Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Regina Maria Lopes da Silva.