Presidente Salmito Filho faz retrospectiva da sua vida política

11/10/2018 - Anna Regadas

Utilizando o tempo do Grande Expediente, na sessão ordinária desta quinta-feira, 11, o presidente Salmito Filho (PDT), fez uma retrospectiva da sua trajetória política e agradeceu a todos os vereadores, servidores, assessores, prefeitos e população por todo a confiança depositada no seu trabalho e pelos anos de aprendizado que adquiriu como vereador e gestor na […]

Utilizando o tempo do Grande Expediente, na sessão ordinária desta quinta-feira, 11, o presidente Salmito Filho (PDT), fez uma retrospectiva da sua trajetória política e agradeceu a todos os vereadores, servidores, assessores, prefeitos e população por todo a confiança depositada no seu trabalho e pelos anos de aprendizado que adquiriu como vereador e gestor na Câmara Municipal e na Secretária de Turismo. Salmito informou que como deputado estadual vai continuar trabalhando em defesa da população e apresentou projeto de desenvolvimento sustentável para o Estado.

“Quero agradecer aqui a todos os colegas vereadores que conviveram conosco neste período em que tive mandato na Câmara. Aqui no Parlamento de Fortaleza, temos a oportunidade de aprender, de dialogar, defender bandeiras, como saúde, educação, moradia. Defendendo a transparência e a moralidade da vida pública, aprendi a fazer enfrentamentos de peito aberto, de cabeça erguida, assumi e honrei compromissos e pude enfrentar os problemas da nossa população”, relatou.

Salmito elencou algumas das lutas que travou como parlamentar. “Lutamos ao lado dos profissionais do Beco da Poeira, dos agentes de endemias, dos professores. Travamos um diálogo quando fui relator do Plano Diretor de Fortaleza, e na época a imprensa perguntava se seria possível construir um acordo com o setor produtivo e os setores sociais e nós o fizemos. Na política se aprende na luta, e a primeira eleição que ganhei para presidente foi marcada por grande polêmica, mas ganhamos com ideias, projetos, e construímos uma proposta de planejar Fortaleza. Reunimos pesquisadores das Universidades, a sociedade civil, o setor produtivo, os órgãos e elaboramos o Pacto por Fortaleza com propostas para cada área”, relembrou.

Como secretário de Turismo, Salmito Filho destacou as ações de captação de recursos, deixando a Secretaria com um saldo de mais de um R$ 1 bilhão. “Tive a honra de ser secretário de Turismo, e conseguimos destravar a burocracia e salvar vários recursos para obras do Morro Santa Terezinha, da Praça Dom Hélder Câmara, fizemos ainda a requalificação de toda a Avenida Monsenhor Tabosa e saímos com 90% do Mercado dos Peixes pronto. Deixamos a Secretaria com mais de um R$ 1 bilhão para serem investidos em Fortaleza”, frisou.

De volta à Câmara, Salmito aceitou o convite do prefeito e dos vereadores para conduzir a gestão do Legislativo. “Fui convidado pelos colegas vereadores para retornar para a Câmara pois passava por um dos piores momentos da sua história e queriam que eu colocasse a Casa em ordem. Com diálogo claro, respeito aos vereadores, aos servidores, e aos órgãos que fiscalizam. Nós recolocamos a Casa no seu devido lugar. Durante esse período fomos à Praça do Ferreira prestar contas da gestão e fazer uma revisão do Pacto de Fortaleza. Foi ai que elaboramos uma proposta de Pacto pelo Centro”, informou.

Salmito agradeceu ainda aos pares pela confiança, quando foi conduzido por unanimidade para o terceiro mandato como presidente da Câmara Municipal. “Com o apoio unânime dos vereadores, fomos para o terceiro mandato como presidente. Agimos aqui de forma republicana, e fizemos o debate necessário, sempre com conteúdo e qualidade com espírito publico e pensando no bem comum. Aprendi muito mas também, errei, ao me precipitar em algumas situações e cometer alguns equívocos. Mas quero dizer o meu muito obrigado à Câmara Municipal de Fortaleza, aos servidores e assessores, ao prefeito, aos lideres políticos. Agradeço a cada um dos meus pares, a população de Fortaleza que muito me honrou com quatro mandatos como vereador, sempre na prerrogativa de fiscalizar, de legislar, agradeço muito essa Escola.”, ressaltou.

Eleito deputado estadual, Salmito finalizou sua fala dizendo que pretende trabalhar ainda mais para o povo, tanto de Fortaleza como do interior. E afirmou que já tem um projeto de desenvolvimento sustentável, que pretende dar entrada na Assembleia Legislativa. “Fui eleito deputado estadual e meu foco agora é trabalhar ainda mais pelo povo de Fortaleza e também do interior do Estado. A seca pode e deve ser aliada e estratégica dentro de um projeto de desenvolvimento sustentável e vamos apresentar essa iniciativa na Assembleia”, finalizou.