Salmito Filho lamenta incêndio no Museu Nacional e destaca a importância da história de um povo

05/09/2018 - Adriana Albuquerque

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho, utilizou a tribuna nesta quarta-feira, 5, para destacar a importância dos equipamentos que atuam na preservação da história e da memória do povo brasileiro. O pronunciamento colocou em evidência o incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro, ocorrido no último dia 2 de setembro. “Quero […]

“Quero aqui lamentar profundamente o incêndio que ocorreu no nosso Museu Nacional. É lamentável aquele ocorrido no museu mais antigo do Brasil, fundado há 200 anos”, salientou Salmito Filho. O parlamentar reforçou o papel dos prédio históricos e dos equipamento que reúnem a trajetória de uma nação.

“Aquele é um dos museus mais antigos e ali tem um grande acervo da nossa história com peças raríssimas que servem para estudos de antropológicos nacionais e internacionais”, frisou. O presidente Salmito Filho atentou para os dados da Embratur em relação ao turismo histórico-cultural, sendo um dos setores que agrega mais recursos financeiros para a economia.

“Segundo a Embratur, o turista que visita os museus tem um maior perfil sócio-econômico. E é lamentável que o museu mais antigo do nosso povo tenha pegado fogo”, apontou. Salmito Filho, fazendo referência ao incêndio, afirmou que o ocorrido coloca em destaque o zelo e cuidado necessário na proteção da nossa história.