Câmara de Fortaleza realiza sessão solene em homenagem ao dia do profissional de Educação Física

05/09/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quarta-feira (05), Sessão Solene para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, comemorado no dia 01 de setembro. A homenagem foi proposta através do requerimento 0004/2018, de autoria do vereador Benigno Júnior e aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo próprio […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quarta-feira (05), Sessão Solene para comemorar o Dia do Profissional de Educação Física, comemorado no dia 01 de setembro. A homenagem foi proposta através do requerimento 0004/2018, de autoria do vereador Benigno Júnior e aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo próprio Benigno.
A mesa solene contou com as presenças de: Jorge Henrique Monteiro, presidente do Conselho Regional de Educação Física – 5ª Região (CREF 5); Marcelo Solon Braga, Coordenador de Esporte da Sesport, representando o secretário Euler Barbosa; Júlio César Fernandes, coordenador do Núcleo de Esporte e Cultura, representando a secretária de Educação do município, Dalila Saldanha; Adriano Loureiro, coordenador do Curso de Educação Física da Uece; Diane Nocrato, coordenadora do curso de Educação Física da Unifor; Andrea Benevides, representando a Faculdade Ateneu; Maria Aldeísa Gadelha, professora do curso de educação física da Estácio e Jean Carlos Vidal, vice presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado do Ceará (Sinpefce).
Em sua saudação aos presentes, o vereador Benigno Junior, destacou a importância do profissional de Educação Física para a sociedade. Ressaltou a regulamentação da profissão através da lei 9696/98 e a criação dos conselhos federal e regionais. “Precisamos enaltecer o trabalho e luta da categoria para atingir aquela vitória, que contou com uma grande mobilização. O deputado Eduardo Mascarenhas apresentou o projeto em 1995, mas só três anos depois ele foi aprovado”, lembrou.
Disse que mesmo não atuando na área esportiva, tem muita afinidade com a área e uma vivencia, tendo sido o primeiro secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura, onde deu origem a projetos como as Academia da Comunidade, Salão de Tabuleiro nos Terminais de Ônibus e o Núcleo de Esporte e Lazer. Também foi fundador do Tribunal de Justiça Desportiva do Futsal. Além de outras lutas citadas, Benigno destacou um projeto de sua autoria que determina a prática da educação física já na educação infantil, através de um profissional da área e não de um professor polivalente. “Vamos fazer uma grande mobilização na cidade, para que o prefeito se sensibilize e sancione a proposta”, disse.
Destacou a atuação do CREF 5 e a recente conquista da sua sede própria. Em seguida, Benigno fez a entrega de uma placa em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física a direção do CREF 5. Em nome da entidade falou o presidente Jorge Henrique Monteiro (professor Coquinho). “Estamos aqui na Casa do Povo, homenageado os profissionais de Educação Física, por sua importância na manutenção da saúde das pessoas. E defendemos que a prática seja iniciada já na infância para que a criança ganhe gosto pelas práticas saudáveis.”
Segundo ele, a Organização Mundial da Saúde, (OMS) qualificou a obesidade como uma pandemia. “Para atingir a saúde necessária o jovem de 5 a 17 anos deve ter atividades 60 minutos por dia. Nossa preocupação é bem retratada em recentes estudos que colocam Fortaleza como a terceira cidade do Nordeste e a quinta do País com maior índice de sobrepeso. A Escola pode dar um grande auxilio nesse trabalho de conscientização e de implantação de políticas públicas. É no período escolar o melhor momento para se obter bons hábitos”, frisou.
Falaram ainda na solenidade: a professora Aldeisa Gadelha; professor Jean Carlos; professora Diane Nocrato; professor Adriano Moreira e Marcelo Solon e o professor José Airton Fernandes Lima, dono do Clube do Vôlei, que neste ano chega aos 35 anos de existência.