CMFor decreta luto oficial pelo falecimento do ex-presidente Narcílio Andrade

29/08/2018 - Anna Regadas

A Câmara Municipal decretou luto oficial de três dias em virtude do falecimento do ex-presidente do Legislativo de Fortaleza, Narcílio Andrade. Ele morreu na noite de terça-feira (28), aos 77 anos, vítima de insuficiência respiratória. O velório, realizado na manhã desta quarta-feira, 29, no Plenário Fausto Arruda, foi marcado por forte comoção dos familiares, amigos, […]

A Câmara Municipal decretou luto oficial de três dias em virtude do falecimento do ex-presidente do Legislativo de Fortaleza, Narcílio Andrade. Ele morreu na noite de terça-feira (28), aos 77 anos, vítima de insuficiência respiratória. O velório, realizado na manhã desta quarta-feira, 29, no Plenário Fausto Arruda, foi marcado por forte comoção dos familiares, amigos, admiradores e colegas de legislatura.

Durante a cerimônia, houve um momento de oração, no qual os vereadores e familiares puderam prestar sua última homenagem. O presidente Salmito Filho (PDT) manifestou profundo pesar pelo falecimento de Narcílio Andrade. “Narcílio Andrade exerceu um mandato por 28 anos ininterruptos, portanto tem uma história de trabalho e contribuição para toda a cidade de Fortaleza, mas especialmente para o bairro do Montese. Fica aqui nosso pesar e reconhecimento desta Casa à história de Narcílio Andrade. Manifesto solidariedade a toda família e amigos”, destacou.

O vereador Jorge Pinheiro (PSDC) também prestou suas condolências aos familiares. “Estamos nesse momento no velório de um eterno vereador que fez da sua vida uma doação ao serviço público. Foi parlamentar por 28 anos sendo presidente por um mandato e quero aqui dirigir nossas orações a Deus pois esse é um momento de dor e saudades. Não vamos mais poder ouvir suas palavras e desfrutar da sua presença mas tenho certeza que este incansável homem não descansará pois vai continuar diante de Deus intercedendo por nós”.

Na ocasião, o ex vereador Juarez Leitão, fez um resgate da história política de Narcílio Andrade. “Nós convivemos no Legislativo por 12 anos. Era um homem de coragem. Militou na oposição e ficou do lado da resistência. Hoje tudo que o bairro Montese tem de importante, todo o comércio, foi ele que conseguiu. Portanto com ele vai um pedaço dessa cidade. E espero que ele possa viver na eternidade e para sempre na nossa memória”, pontuou.

Emocionado, o vereador Carlos Mesquita (PROS) agradeceu por todos os ensinamentos que Narcílio lhe deu. “Narcílio foi o maior vereador que essa Casa já teve. Foi líder do prefeito Juraci e esta sede da Câmara, que hoje o recebe na sua última despedida, é fruto do seu trabalho, meu e do José Maria. O que posso dizer é que ele viveu bem e deixou um legado, portanto obrigado por tudo que me ensinou. Esta Casa deve prestar uma grande homenagem e seria muito bacana que o bairro Montese, pelo qual se dedicou a vida toda, passasse a se chamar Narcílio. Que Deus o receba, e que ele continua olhando por nós”, ressaltou.

O vereador Eron Moreira (PP), que também milita no Montese informou a família que prestará homenagem a Andrade, por toda a sua história de luta no bairro, para que possa ser eternizado. “É uma imensa perda e queria saudar a família, e dar meu depoimento, pois estou há muito tempo no bairro Montese e assim que fui eleito minha primeira homenagem foi dedicada a ele. Nada mais que justo esta Casa reconhece todo seu o trabalho, história e importância social. Queremos que ele seja eternizado em Fortaleza, por isso vamos solicitar a mudança do nome da rua da Saudade para rua da Saudade Vereador Narcílio Andrade e isso é o mínimo que podemos fazer”, informou.

Trajetória

Foto: Arquivo da Família.

Raimundo Narcílio Andrade nasceu no dia 10 de março de 1941, em Juatama, distrito de Quixadá. A chegada a Fortaleza, acompanhando os pais Galdino Gomes de Andrade e Maria Laura de Aquino, aconteceu em 15 de dezembro de 1955. Foi balconista de loja de discos, servente, auxiliar de escritório até concluir o curso de Contabilidade e assumir emprego na Companhia Industrial de Algodão.

Em 1976 começou sua vitoriosa carreira política devido sua forte liderança comunitária no Bairro Montese. Com grande atuação no Legislativo, foi vereador de Fortaleza por 28 anos consecutivos e exerceu a presidência da Casa no biênio 1989/1990. Era casado com Maria Iracilda da Costa, pai de Ubiratan, Nartan, Marcília e Marciana, avô de Rodrigo, Lucas, Mariana, Théo, Martin, Maria Giovanna e Pedro Arthur.