Esio Feitosa destaca empenho do Governo do Estado no combate as facções criminosas nacionais

28/08/2018 - Adriana Albuquerque

Pela liderança do Governo, o vereador Esio Feitosa (PPL), na plenária desta terça-feira, 28, falou sobre a situação da segurança pública na Capital e no Estado. Frisando a ação efetiva do Governo do Estado no combate as ações criminosas, o parlamentar prestou solidariedade com as famílias de civis e militares mortos, vitimas dos tempos de […]

Pela liderança do Governo, o vereador Esio Feitosa (PPL), na plenária desta terça-feira, 28, falou sobre a situação da segurança pública na Capital e no Estado. Frisando a ação efetiva do Governo do Estado no combate as ações criminosas, o parlamentar prestou solidariedade com as famílias de civis e militares mortos, vitimas dos tempos de violência que assolam o país.

Esio Feitosa ressaltou o perigo de simplificar as causas da violência no Ceará, elegendo alguns aspectos como causa das ações criminosas no Estado. “A questão da violência transcende o discurso da coragem. Este discurso me cheira muito mais a uma bandeira política eleitoral e não preocupado em resolver o problema em nosso Estado”, apontou o parlamentar.

Frisando que os bloqueadores de celular não são a panaceia ou solução para coibir a comunicação dos lideres das facções com seus exércitos, Esio Feitosa atentou para uma ação integrada do Governo Federal  com os Governos Estaduais no combate ao tráfico de drogas. “O que move a violência no Ceará é o tráfico de drogas, e o Ceará não produz drogas, ele é apenas o caminho de passagem para a Europa, América Central. É preciso que o Governo Federal cumpra o seu papel”, apontou.

“O Governador optou por um caminho, que ao meu vê, é o mais correto. A violência não será combatida apenas com a polícia, mas com politicas sociais eficientes. Nenhum governador investiu tanto como o Governador Camilo Santana. A violência talvez fosse maior se não fosse os investimentos feitos nas Polícias Militar e Civil, na educação, habitação, saúde. Aqui no Ceará esses investimento tem sido feitos, o Governo tem feito o dever de casa”, ponderou.

O presidente Salmito Filho (PDT), em aparte, parabenizou o pronunciamento do vereador Esio Feitosa, e que a população deve estar atenta aos fatos. “Os indicadores da violência são resultado de uma articulação nacional do crime”, salientou. Salmito Filho frisou o empenho do governador Camilo Santana na pauta dos policiais militares e civis, com investimentos significativos na área da segurança pública.

“Esse debate tem que ser feito com responsabilidade para que o nosso povo não ache que esse problema vai ser resolvido facilmente. Nós precisamos de uma política nacional”, falou Salmito Filho.

Judiciário – O vereador Esio Feitosa cobrou ainda uma ação efetiva do Poder Judiciário na diminuição da população carceraria, principalmente em relação aos presos sem condenação. Segundo o parlamentar mais de 60% dos presos ainda não foram julgados, e pessoas que cometeram delitos e ações não violentas estão “encarcerados junto com verdadeiros criminosos”. “É preciso que o Judiciário cumpra o seu papel e que utilize as penas alternativas, pessoas com delitos e ações não violentas misturas com homicidas, , estupradores e latrocidas. Isso não contribui em nada para a sociedade brasileira. É preciso repensar essa política de encarceramento”, pontuou.