Câmara realiza Sessão Solene para homenagear budistas de Fortaleza

24/08/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quinta-feira (23) Sessão Solene para homenagear os budistas do Município de Fortaleza pela contribuição na construção de uma cultura de paz. A solenidade foi proposta através do requerimento 064∕2018 de autoria da vereadora Larissa Gaspar. A sessão foi presidida pela vereadora Larissa Gaspar, no ato representando o presidente […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quinta-feira (23) Sessão Solene para homenagear os budistas do Município de Fortaleza pela contribuição na construção de uma cultura de paz. A solenidade foi proposta através do requerimento 064∕2018 de autoria da vereadora Larissa Gaspar. A sessão foi presidida pela vereadora Larissa Gaspar, no ato representando o presidente da CMFor, Salmito Filho (PDT). A mesa solene contou com as seguintes presenças: José Roberto Firmino presidente da Associação Brasil SGI (BSGI) no Ceará, Cida Medeiros, Relações Públicas da BSGI e Ítalo Lima Alves, responsável pela divisão masculina de jovens da BSGI.

Em sua saudação aos presentes, a vereadora Larissa Gaspar destacou que a Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (ABSGI) trabalha de forma inclusiva, agregando a todos de forma igualitária. “Quero destacar minha felicidade de participar deste momento, de ter no ventre do nosso mandato uma pessoa, a Paulinha Castro, que participa dessa filosofia. Foi ela que falou da importância desse momento e do trabalho de quase 40 anos, que a associação Brasil SGI Ceará realiza. São 1.100 associados só em Fortaleza e 1.300 no estado do Ceará. Com atuação forte também em Juazeiro do Norte. É um trabalho grandioso, Muitas vezes, algumas religiões, não tem tanta visibilidade, mas também isso é uma forma de se humanizar mais, na valorização de cada ser humano, no melhor que ele pode ser”, frisou.

Ressaltou, que como presidente da Comissão de Direitos Humanos, é muito bom reconhecer e prestigiar a liberdade religiosa. Infelizmente vemos na mídia ataques a religiões minoritárias, destruindo símbolos de religiões, com o título de traficantes de Cristo, como se Cristo tivesse pregado a violência. Independente da situação, ele deixou em suas palavras, que é para agente se amar uns aos outros da forma que somos. É nosso dever respeitar todas as religiões”, afirmou.

Disse que mesmo não conhecendo a fundo a religião, conviveu com uma família que praticava com o budismo. “Quero parabenizar o trabalho que tem sido feito aqui na construção dessa cultura de paz, através da educação e cultura, para a transformação dos seres humanos na mudança global positiva. Quero fazer uma referência ao grande mestre do budismo Daisaku Ikeda, que enviou uma mensagem a ONU, sobre o “rumo à era dos direitos humanos: construindo um movimento popular. Hoje, Fortaleza viveu uma grande tragédia, a morte de três policiais. Agente precisa combater as injustiças sociais e o budismo tem um papel fundamental em buscar em cada um o que tem de melhor para transformar a vida e surgir uma nova humanidade”.

A parlamentar observa que a referida solenidade é uma oportunidade de prestigiar as pessoas que se dedicam a difusão dessa antiga filosofia oriental, hoje presente em todo o mundo, com significativa contribuição para a construção de uma cultura de paz. Também se constitui como um momento importante para ressaltar a necessidade do respeito à diversidade religiosa e a igualdade para professar as diferentes religiões.

Em seguida falou a relações publicas da BSGI, Cida Medeiros. Ela disse que a entidade é uma sociedade humanística fundada no Japão em 1930. que nasceu com o objetivo de construir numa sociedade para a formação de valores humanos. A partir de 1945 com o término da segunda guerra, a entidade se engaja na luta pelo resgate da vida e dignidade. Já no dia 16 janeiro de 1975, numa base sólida, é fundada a Soka Gakkai Internacional, que é uma ONG , presente em quase 200 países e territórios, defendendo a promoção e respeito da pessoa humana. Destacam-se a formação de universidades, centros culturais, museus e eventos culturais, envolvendo o mais diversos setores em todo mundo. É oficialmente registrada como ONG no Conselho das Nações Unidas”, ressaltou.

Após a fala da representante da entidade, foi apresentado um vídeo sobre a BSGI. Logo em seguida, a vereadora Larissa Gaspar fez a entrega de um certificado à entidade, por seu trabalho pela Cultura de Paz, que foi recebido pelo senhor José Roberto Firmino. Ele, ato continuo, fez seus agradecimentos. “Em nome de todos membros da nossa organização, afirmo minha mais sincera gratidão a vereador Larissa Gaspar por nos homenagear. Muito obrigado de coração. Esse mês é muito importante para nós, o mês que nosso mentor espiritual se converteu ao budismo. A BSGI propaga a esperança, mas a esperança realizada, que reside no coração e na vida de cada pessoa. Nossa missão é nos encontrarmos com as pessoas e fortalecê-las. Cada uma tem seu potencial. A esperança cria o valor humano. Qualquer pessoa, mesmo uma que não saiba ler e escrever, se entrar no nosso movimento, ela desenvolve uma enorme capacidade”, destacou,

Ele finalizou suas palavras citando um trecho de um texto do atual mestre espiritual do budismo mundial, Daisaku Ikeda: “As nossas ações para promover educação e direito humano, a conscientização que restaura a dignidade de todas as pessoas e constrói uma sociedade plurarista e inclusiva, deve ser contínua. Espero que agente possa ampliar essa nossa amizade, vereadora. Quero dedicar a senhora uma lembrança e como somos de educação, são livros!. Muito obrigado em nossa da BSGI do Ceará”, finalizou.