Jurandi Júnior recebe medalha do Mérito Desportivo Ayrton Senna

22/08/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene, nesta quarta-feira (22),  para a outorga da Medalha do Mérito Desportivo Ayrton Senna ao desportista José Jurandi Júnior, por sua destacada atuação no esporte cearense. A homenagem foi proposta pelo vereador Professor Elói (PATRIOTA) através do requerimento 2546/2018, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A […]

A sessão foi presidida pelo vereador Professor Elói, no ato representando o presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PDT). A mesa solene contou com as presenças do secretário-executivo de Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará (SEAPA), Daniel Frota e do homenageado, Jurandi Junior.

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Professor Elói destacou a imensa contribuição de Jurandi Junior para o futebol Cearense, tendo passado pelos chamados “três grandes” e por ultimo sagrou-se Campeão Brasileiro da Série D pelo Ferroviário Atlético Clube. Para destacar o feito, a Taça de Campeão Brasileiro foi levada pelo próprio homenageado à sessão, ele que é gerente de futebol da equipe coral cearense.

“Esse título do querido Ferroviário vai ficar na história, não só do futebol cearense, mas brasileiro. O Jurandi chegou o Ferroviário na série B do Campeonato Cearense, arrumou a casa e levou a equipe a feitos inéditos, fruto de sua competência administrativa, já demonstrada antes no Fortaleza, Ceará e Uniclic. Ele é amigo e agregador. Eu trabalhei com ele no Fortaleza, e ele sabe colocar a máquina para funcionar. Seu trabalho precisa de muita dedicação”, disse Elói.

“Quero aqui abraçar esse trabalhador pelo futebol cearense. Quem trabalhou, como eu, nas quatro linhas sabe das dificuldades que é administrar uma equipe de futebol. Eu quero em outra oportunidade realizar uma confraternização para homenagear a família coral por esse feito para o nosso futebol. Jurandi você merece essa homenagem da Casa do Povo. Desejo pra você sucesso e que Deus lhe abençoe!”, concluiu

Após receber a comenda e o diploma da mesma, o homenageado proferiu seus agradecimentos. “Quero agradecer o professor Elói pela homenagem e os demais vereadores pela aprovação unanime, sem esquecer o presidente Salmito Filho a quem admiro. Quero chamar algumas pessoas para estarem aqui ao meu lado. Pessoas que sempre estiveram comigo nessa jornada, minha esposa Fernanda, meus filhos Marcelo, Mayara e Raissa, pois a família é a base de tudo, dá o suporte. Sem querer criticar os que não vieram hoje, mas fico um pouco triste. Por isso que o esporte não é valorizado. Uma comenda dessa, e olhar para essa casa com poucas pessoas, meus familiares e amigos. Realmente estou vendo aqui meus verdadeiros amigos. Essa casa era para estar cheia não pelo Jurandir, mas pelo esporte cearense”, asseverou

Ele destacou a presença dos demais familiares, sua irmã Heloísa Beatriz, primos e primas e o ex-técnico do Ferroviário Maurílio Silva. “Você é participante direto do feito que tivemos. Quero saudar o nosso presidente Neto, que também é responsável por essa conquista do Ferroviário. Quero agradecer a essa pessoa que tem um testemunho maravilhoso, meu grande amigo e irmão Daniel Frota, é uma pessoa muito importante na minha trajetória, faz parte disso aqui também, me possibilitou estar de pé. Quero ser grato ao apoio infinito do Secretário Euvaldo Bringel, (da Agricutura, Pesca e Aquicultura)  por ter me liberado, a todos presentes aqui”.

“Uma das coisas poucas que eu talvez tenha, é ser grato. Não existe meio grato. Muito obrigado ao senhor vereador Elói pela coragem de defender a bandeira chamada esporte. Os que não acreditam no que é sério, fiquem em casa não atrapalhem a quem quer trabalhar. Quero saudar o deputado Osmar Baquit, que não é um irmão, é um pai. Evandro Leitão e outros presidentes e técnicos que fizeram parte dessa minha jornada. Essa comenda vai ficar gravada no coração. Muito obrigado!” finalizou.

Perfil

Jurandir Junior atuou diretamente no esporte futebolístico profissional, exercendo a função de gerente de Futebol do Fortaleza Esporte Clube no período de outubro de 1997 a dezembro de 2004, tendo alcançado os títulos de Campeão Cearense de Futebol Profissional de 2000; Bicampeão Cearense de 2001; Vice-campeão Brasileiro da Série B de 2002; Tricampeão Cearense de 2003 e Tetracampeão Cearense de 2004.

Pelo Ceará Sporting Club foi Campeão Cearense de 2006 e participou do acesso para a elite do Futebol Brasileiro de 2009. Em 2016 foi vice-campeão cearense pelo Uniclinic Atlético Clube. Agora em 2017-2018 levou o Ferroviário ao vice-campeonato cearense; a quarta fase da Copa do Brasil, ao acesso a Série C e ao inédito título de Campeão Brasileiro da Série D.

Já no esporte amador foi campeão e vice-campeão cearense de futebol de salão em 1985 e 1986 pelo BNB na categoria infantil. Em 1988, foi campeão cearense de futsal na categoria infanto-juvenil pelo clube dos Diários. Campeão Norte/Nordeste categoria adulta na FENAB em 1996; campeão estadual do infanto no Uniclinic em 1996. Participação na Taça Brasil da Categoria Adulta no Uniclinic; Vice-campeão estadual infanto-juvenil do Corpo de Bombeiros – 1996/1997; Campeão pelo Colégio Doroteias infanto-juvenil de1996 na Copa Católica.