Guilherme alerta Executivo sobre situação da Casa Frei Tito e cobra providências

21/08/2018 - Anna Regadas

Ao fazer uso do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira, 21, o vereador Guilherme Sampaio (PT) fez um alerta ao prefeito Roberto Cláudio (PDT) sobre a situação da Casa de Frei Tito e solicitou providências. De acordo com o parlamentar, movimentos sociais e um grupo de religiosos ocupam a residência em protesto e cobram […]

Ao fazer uso do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira, 21, o vereador Guilherme Sampaio (PT) fez um alerta ao prefeito Roberto Cláudio (PDT) sobre a situação da Casa de Frei Tito e solicitou providências. De acordo com o parlamentar, movimentos sociais e um grupo de religiosos ocupam a residência em protesto e cobram o tombamento em definitivo do local e a sua restauração.

“Hoje venho nesta Tribuna para fazer um alerta e apelo ao prefeito Roberto Cláudio para que tome providências urgentes sobre a Casa de Frei Tito. O proprietário desse imóvel já começou a destruí-lo e isso não só aconteceu completamente porque os movimentos sociais e religiosos ocuparam o local desde o dia 10 agosto e sofreram inclusive agressão. A Câmara Municipal não pode ficar omissa diante dessa situação.”, destacou.

O parlamentar informou que apresentará dois requerimentos solicitando a desapropriação do imóvel e a instalação de um museu resgatando a história de Frei Tito e sua resistência à ditadura. “Vamos apresentar requerimentos para que se viabilize a desapropriação desse imóvel, que inclusive já está em processo de tombamento pela Secretaria da Cultura de Fortaleza e que por isso o imóvel não pode sofrer nenhuma alteração por parte do proprietário. É preciso que a prefeitura conclua esse processo para o tombamento em definitivo daquele imóvel e que ela desaproprie o local e instale ali um museu sobre a trajetória do Frei Tito.”, defendeu.