Presidente Salmito Filho apresenta prestação de contas do 1º semestre legislativo de 2017

29/06/2017 - Adriana Albuquerque

Compromisso com os interesses da cidade e a transparência das ações do Poder Legislativo. O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho (PDT), apresentou nesta quinta-feira, 29, o Relatório de Atividades do 1º semestre legislativo, abordando a atuação dos parlamentares, e das ações institucionais e administrativas. A prestação de contas destacou o trabalho das […]

Presidente Salmito Filho apresenta Relatório de Atividades do 1º semestre de 2017 – Foto: Genilson de Lima

Compromisso com os interesses da cidade e a transparência das ações do Poder Legislativo. O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho (PDT), apresentou nesta quinta-feira, 29, o Relatório de Atividades do 1º semestre legislativo, abordando a atuação dos parlamentares, e das ações institucionais e administrativas. A prestação de contas destacou o trabalho das Comissões Técnicas da CMFor, que apreciaram um grande volume de matérias, promoveram vários momentos com representantes do Poder Executivo, da sociedade civil e visitas em órgãos públicos.

Reconhecendo a atuação dos parlamentares neste primeiro semestre, o presidente Salmito Filho destacou a importância da apresentação do Relatório de Atividades, que reforça o comprometimento do Legislativo com a cidade. O parlamentar ressaltou ainda as reuniões mensais da Mesa Diretora e do Colégio de Líderes, tratando questões relevantes para a Capital e a relação do Legislativo com várias instituições públicas e privadas, promovendo uma maior integração com os diversos segmentos da sociedade.

A Câmara Municipal no 1° semestre de 2017 firmou diversos convênios, dentre eles, a parceria com o Ministério da Justiça destinando duas vagas de emprego para mulheres vítimas de violência domestica. Outro momento destacado pelo presidente Salmito Filho foi o convênio com a Associação dos Profissionais Intérpretes e Tradutores de Libras do Ceará, com o objetivo de tornar a Câmara mais acessível.

Salmito Filho ressaltou o estudo que aponta a CMFor como a Casa Legislativa mais transparente no quesito “Trabalhos Legislativos”, frisando o compromisso com o acesso à informação. A pesquisa realizada pela mestranda Andressa Fioravanti, da Fundação Getúlio Vargas, utilizou critérios de instituições nacionais e internacionais. “Esse é um dado que nos orgulha. E é nosso dever continuar avançando nessa perspectiva, isso não seria possível se os vereadores, Mesa Diretora, Colégio de Líderes, e servidores da Casa não colaborassem”, evidenciou.

O presidente Salmito em prestação de contas da área administrativa chamou a atenção para intervenções visando a garantia dos direitos da população na sede do Legislativo, com a instalação de totens nas vagas de estacionamento reservados para idoso e pessoas com mobilidade reduzida, além de portas acessíveis. A melhoria na iluminação interna da Casa e de Departamentos também visam uma melhor estrutura para desenvolver as atividades do Legislativo.

Salmito Filho chamou a atenção do plenário para o envolvimento da população, por meio das redes sociais, ao assuntos tratados no Legislativo. O parlamentar destacou o aumento de curtidores da Fan Page da CMFor, que chegou a um percentual de 68%, o que corresponde a um crescimento de 6.127 seguidores entre o período de janeiro a junho. Outros pontos destacado pelo presidente foram as transmissões ao vivo pelo YouTube das sessões plenárias, audiência públicas e solenidades, e a mudança da frequência modulada da Rádio Fortaleza, operando agora pela FM 90.7 Mhz.

Destacando o projeto “Prefeitura e Câmara em nosso bairro”, o presidente Salmito reforçou a relação de diálogo entre o Executivo e Legislativo, com uma integração entre os 43 vereadores. Fechando os trabalhos em plenário deste primeiro semestre, Salmito Filho agradeceu o compromisso de todos os parlamentares com as ações envolvendo o Legislativo e que durante o mês de julho os trabalhos continuam, ouvindo as comunidades, reunindo-se com entidades e com representantes do Executivo.

Para conferir o Relatório de Atividades na íntegra acesse o portal da CMFor: www.cmfor.ce.gov.br.

Adriana Albuquerque
Fone: +55 85 3444.8304