Legislativo Municipal presta homenagem aos 35 anos da Comunidade Shalom

26/06/2017 - Silmara Cavalcante

A Câmara Municipal de Fortaleza realiza na próxima terça-feira, 27, às 19h, no auditório Ademar Arruda, uma sessão solene em homenagem aos 35 anos da Comunidade Católica Shalom. A iniciativa é do vereador Jorge Pinheiro (PSDC) por meio do requerimento n° 169/17. História A Comunidade Católica Shalom foi fundada em 9 de julho de 1982, […]

Vereador Jorge Pinheiro é o propositor do requerimento – Foto: Genilson de Lima

História

A Comunidade Católica Shalom foi fundada em 9 de julho de 1982, após seu fundador, Moysés Louro de Azevedo Filho, ter ofertado a vida e a juventude para levar Jesus Cristo e Sua Igreja àqueles que deles estivessem distantes, especialmente os jovens.

Em 30 de junho de 1980, o Papa João Paulo II chega ao Brasil para sua primeira visita ao País. O pontífice visita 13 cidades e participa da abertura do X Congresso Eucarístico Internacional, em Fortaleza (CE). Moysés Azevedo, aos 20 anos, é escolhido pelo arcebispo de Fortaleza, Dom Aloísio Lorscheider, para oferecer um presente ao Papa em nome dos jovens da Arquidiocese. Reza pedindo a Deus um presente digno de Sua Santidade e, em 9 de julho, entrega a João Paulo II uma carta na qual se coloca à disposição de Deus e da Igreja na evangelização dos jovens.

Exatamente dois anos após o encontro com o pontífice, é inaugurado o primeiro Centro Católico de Evangelização Shalom, uma lanchonete e uma livraria cuja missão é anunciar o amor de Deus às pessoas que ali chegam para lanchar, buscar aconselhamento, ajuda ou consolo.

Tudo ocorre sem que haja pretensões de se fundar algo, mas no acolhimento da vontade de Deus em oração. Em 1983, começam as primeiras experiências de vida comunitária. Os jovens evangelizados passam a fazer parte de grupos de oração que se formam. Muitos servem mais intensamente, integrando, assim, o primeiro grupo de “engajados”, semente da Comunidade de Aliança. Em 1985, diante do altar do Senhor, Moysés e mais quatro jovens fazem suas promessas como os primeiros membros consagrados da Comunidade de Vida. No ano seguinte, ingressa na Comunidade de Vida a cofundadora Maria Emmir Nogueira, que esteve presente desde o início, ajudando na estruturação daquilo que Deus manifestava como Sua vontade.

Grupos de oração se multiplicam, trabalhos de evangelização, formação e de promoção humana se intensificam, vocações surgem e bispos pedem casas do Shalom em suas dioceses. Em 1995, sob a forte intervenção da providência divina, os Estatutos da Comunidade começam a ser preparados. Em 17 de fevereiro desse ano, a elaboração é interrompida devido à morte repentina do missionário da Comunidade de Vida Ronaldo Pereira, aos 24 anos, em acidente de trânsito. No ano seguinte, a tarefa é retomada.

Em 1998, o arcebispo de Fortaleza, Dom Cláudio Hummes, assina o decreto de reconhecimento canônico do Shalom, em nível diocesano. O Reconhecimento Pontifício é decretado em 2007, pelo Pontifício Conselho para os Leigos, órgão ligado à Santa Sé, que aprova, ainda, os Estatutos em caráter experimental. Em 22 de fevereiro de 2012, com o fim do período ad experimentum, a Santa Sé confirma o reconhecimento da Comunidade Católica Shalom como associação privada internacional de fiéis e aprova definitivamente seus Estatutos.

A Comunidade está presente em dioceses em vários países, cumprindo a missão de evangelizar e formar filhos de Deus.

Com informações do site: www.comshalom.org

Silmara Cavalcante
Fone: +55 85 3444.8304