Vereadora destaca projeto que incentiva a castração de cães e gatos

14/06/2017 - Silmara Cavalcante

Preocupada com a saúde e o bem-estar da população e dos animais, a vereadora Cláudia Gomes (PTC) destacou o projeto de lei n° 217/17, de sua autoria, que institui a Semana da Castração de Cães e Gatos em Fortaleza. A parlamentar afirmou que a iniciativa objetiva estimular o controle reprodutivo ou populacional de cães e […]

Cláudia Gomes integra a bancada do PTC – Foto: Genilson de Lima

A parlamentar afirmou que a iniciativa objetiva estimular o controle reprodutivo ou populacional de cães e gatos, além do cuidado com a saúde dos animais. No caso das fêmeas, ela assegura que a castração pode reduzir em até 70% o aparecimento de câncer de mama na fase adulta e nos machos, evita a hiperplasia da próstata e a ocorrência de tumores dos testículos.

“Nós temos mais de 30 milhões de animais abandonados no país. Isso é problema de saúde pública. Para resolver essa situação o primeiro passo é a castração”, frisou.

A vereadora também ressaltou a importância de conscientizar crianças e adolescentes sobre a valorização e o respeito aos animais. Para isso, a parlamentar possui um projeto de indicação (242/16), que sugere a criação, no âmbito do Município de Fortaleza, o Programa “Ame a vida, cuide dos animais” direcionado aos alunos do ensino fundamental da rede pública municipal.

O programa visa dentre outras coisas, ensinar as formas adequadas de tratamento dos animais; promover palestras e debates sobre a posse responsável do animal; explicar a importância da castração, principalmente de cães e gatos e incentivar a adoção de animais.

6° Curió Junino

Ainda pelo seu tempo no Grande Expediente, a vereadora Cláudia Gomes registrou o apoio ao 6° Curió Junino, uma tradicional festival de quadrilhas do Curió. A parlamentar parabenizou a comunidade pela organização da festa e ressaltou a importância desses eventos para a cultura, turismo e geração de renda na Cidade.

“Apesar das dificuldades que nossa Cidade está passando, o Curió não poderia ficar sem essa festividade. A festa foi belíssima, calma e tranquila”, pontuou.

Silmara Cavalcante
Fone: +55 85 3444.8304