Legislativo Municipal cede espaço para realização do Seminário de Enfrentamento ao Trabalho Infantil

12/06/2017 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza cedeu espaço para a realização do Seminário de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, realizado pela (SETRA), nesta segunda-feira, 12 de junho, no Auditório Ademar Arruda. O vereador licenciado e atual Secretário Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SETRA), Elpídio Nogueira, se mostrou satisfeito com a realização do evento, […]

Seminário de Enfrentamento ao Trabalho Infantil. Foto: Silmara Cavalcante

O vereador licenciado e atual Secretário Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SETRA), Elpídio Nogueira, se mostrou satisfeito com a realização do evento, onde  considera ser uma importante ferramenta para a conscientização e combate dessa realidade a qual crianças e adolescentes estão inseridas.

Segundo Elpídio, a solenidade serve para alerta sobre o combate contra o trabalho infantil, que acontece no Brasil. “Tempo de criança é tempo de estudar, tempo de brincar e se preparar para fazer parte de uma sociedade cada vez mais justa. Se elas não tiverem esse tempo, estarão prejudicando a si e a sociedade” disse o Secretário.

Com o intuito de mobilizar a população de Fortaleza a enfrentar e denunciar a exploração do trabalho infantil, anualmente a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SETRA), realiza durante o mês de junho, a Campanha Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, que tem como tema esse ano: “Não ao Trabalho Infantil”. Dia 12 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

O seminário contou com palestra de James Moura Junior, doutor em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Hoje vamos dialogar e perceber como podemos avançar nessa estratégia de enfrentamento ao trabalho infantil, junto com a política publica, a Câmara Municipal e a sociedade civil. Então é um importante marco.” destaca James.

O vereador Iraguassú Filho (PDT), falou sobre a importância do seminário e destacou o papel da família.“O fortalecimento dos vínculos familiares eu acho que é o principal ponto para que nós possamos combater o trabalho infantil,” pontuou.