Debate na CMFor evidencia a importância do Plano Municipal de Arborização e destaca avanços na Capital

12/06/2017 - Adriana Albuquerque

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta última sexta-feira, 9 de junho, audiência pública sobre o Plano Municipal de Arborização e conhecer as ações do poder público e da sociedade civil estão realizando na preservação do meio ambiente. O debate, idealizado pela vereador Larissa Gaspar […]

Audiência pública em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente – Foto: Evilázio Bezerra.

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta última sexta-feira, 9 de junho, audiência pública sobre o Plano Municipal de Arborização e conhecer as ações do poder público e da sociedade civil estão realizando na preservação do meio ambiente. O debate, idealizado pela vereador Larissa Gaspar (PPL), ressaltou o papel de todos na construção de uma cidade sustentável com aumento a cobertura vegetal na Capital.

“O Plano Municipal de Arborização é um instrumento fundamental para a construção de uma cidade mais verde, obedecendo os padrões ambientais”, destaca Larissa Gaspar ao falar da importância do mecanismo para uma política ambiental efetiva e constante. O parlamentar chamou a atenção para a metas a logo prazo inseridas no Plano Fortaleza 2040, que tem como objetivo atingir o índice de 26m² de cobertura vegetal por habitante até 2040.

Representando a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Edilene Oliveira, coordenadora de Políticas Ambientais, apresentou as ações que o Executivo vem implementando na execução do Plano de Arborização. Segundo ela, os trabalhos são desenvolvidos por meio de projetos, que dentre as atividades, estão o plantio de árvores frutíferas nativas e a erradicação de pontos de lixo.

Distribuição de mudas de plantas pela Seuma – Foto: Evilázio Bezerra.

Edilene Oliveira falos dos avanços que o Plano de Arborização vem promovendo na cidade, com o incentivo ao plantio de árvores em quintais, com incentivo a famílias fortalezense a retomar um costume antigo. A proposta iniciou com moradores do Tancredo Neves e segue depois para os “quintais do Bom Jardim”. Outro ponto destacado pela gestora é a proposta de criação da Política Municipal de Meio Ambiente, que tramita na CMFor.

O professor Antônio Marcos Esmeraldo Bezerra, coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa de Agricultura Urbana (Nepau), falou do trabalho que a Universidade Federal do Ceará (UFC) vem desenvolvendo em pequenos espaços da cidade, com incentivo de plantio de árvores frutíferas e medicinais. O Nepau foi criado em 2008 com o objetivo  de oferece apoio às atividades de agricultura urbana e capacitar o público interessado neste campo de conhecimento, além de constituir-se no espaço adequado às pesquisas sobre a referida área de conhecimento do Estado.

Erica Pontes, representando o Movimento Ceará no Clima, fez um apelo ao Legislativo para um debate amplo sobre a Política Municipal de Meio Ambiente. Em relação a preservação do meio ambiente, Érica Pontes atentou que a fauna sempre é esquecida neste processo, e que a distribuição de mudas não gera um impacto efetivo na arborização da cidade. Segundo ela, o plantio e a distribuição de mudas deve ser acompanhado pelo poder público, garantindo o crescimento das árvores e do aumento da cobertura vegetal da cidade.

O debate contou com a participação da diretora de planejamento do Iplanfor, Lia Parente, que reforçou a importância do engajamento da sociedade nos projetos de recuperação do meio ambiente; do ambientalista João Saraiva; e do Movimento Pró-parque, Ademir Costa.