Dr. Porto esclarece situação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

08/06/2017 - Silmara Cavalcante

Ocupando a tribuna nesta quinta-feira, 8, o vereador Dr. Porto (PRTB) reafirmou o compromisso da Prefeitura de Fortaleza com as políticas de saúde da Capital. Em especial, o parlamentar tratou sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O vereador informou que em 2017, até o mês de abril, foram realizados 17.836 atendimentos, sendo […]

Dr. Porto é vice-líder do executivo na Câmara Municipal – Foto: Genilson de Lima

Ocupando a tribuna nesta quinta-feira, 8, o vereador Dr. Porto (PRTB) reafirmou o compromisso da Prefeitura de Fortaleza com as políticas de saúde da Capital. Em especial, o parlamentar tratou sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O vereador informou que em 2017, até o mês de abril, foram realizados 17.836 atendimentos, sendo registrados cerca de 4.500 ocorrências por mês. Já sobre os números de ambulâncias, Dr. Porto afirmou que em 2014, a Prefeitura incorporou 19 novos veículos ao Samu, totalizando 36 ambulâncias.

“Como todos devem saber, os veículos do Samu rodam 24 horas ininterruptas para atender a grande demanda de Fortaleza. Ocorre que todo e qualquer veículo automotor requer manutenção e tem sua vida útil. Com essa quilometragem toda, algumas das ambulâncias antigas já deveriam ter sido aposentadas, e as novas, sobrecarregadas, teriam a necessidade de manutenção aumentada. Foi isso que o vimos, esta semana, nos noticiários: oficinas lotadas de carros do Samu”, explicou o parlamentar.

O vice-líder do executivo ainda comentou que Fortaleza deveria ter recebido este ano do Ministério da Saúde, 11 novas ambulâncias, fato que não ocorreu. Diante da negativa, o vereador informou que a Prefeitura organizou seu orçamento para garantir a compra dos veículos, com o objetivo de contornar a atual situação do Samu.

“Neste momento, o município está trabalhando nos processos burocráticos para a aquisição de 11 ambulâncias, com recursos próprios e Emendas Parlamentares. A expectativa é que esses veículos sejam incorporados à frota no segundo semestre de 2017. Enquanto isso, a Secretaria de Saúde está viabilizando o aluguel de ambulâncias. ”

Silmara Cavalcante
Fone: +55 85 3444.8304