Câmara realiza Sessão Solene em alusão ao Dia do Quadrilheiro

01/06/2017 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quinta-feira (1º), Sessão Solene em comemoração ao Dia do Quadrilheiro. A homenagem foi proposta pelo vereador Márcio Martins (PR), através do requerimento 0380/2017, aprovado por unanimidade pelo Plenário da Casa Legislativa. Em nome do presidente Salmito Filho (PDT), o vereador Márcio Martins presidiu a solenidade que contou com […]

Todos os homenageados da noite ao lado do vereador Márcio Martins (PR) durante a sessão solene. Foto: André Lima

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quinta-feira (1º), Sessão Solene em comemoração ao Dia do Quadrilheiro. A homenagem foi proposta pelo vereador Márcio Martins (PR), através do requerimento 0380/2017, aprovado por unanimidade pelo Plenário da Casa Legislativa. Em nome do presidente Salmito Filho (PDT), o vereador Márcio Martins presidiu a solenidade que contou com as presenças, na mesa dos trabalhos, da presidente da Federação de Quadrilhas Juninas do Ceará (FEQUAJUCE), Maria de Fátima Freire da Cruz; da Presidente da Liga das Quadrilhas de Fortaleza (LIQUAFOR), Cátia Mendes; e o presidente da Quadrilha Zé Testinha, José Reginaldo Rogério Alexandre.

O vereador Marcio Martins destacou o trabalho desempenhado pelos quadrilheiros para manter viva a tradição junina no Estado. “É um trabalho árduo, que começa na época natalina, nos festejos de momo, ou mesmo logo após a temporada junina. Os quadrilheiros são inteiros, verdadeiros, aguerridos. Isso que estamos vivendo, hoje, é fruto de nossas conquistas, pois também sou quadrilheiro. Todos presentes aqui são responsáveis por essa engrenagem.

Em sua saudação aos presentes o vereador Márcio Martins leu um breve currículo dos homenageados: Adilson Rolim (in memoriam), que iniciou os trabalhos no Canindezinho com a quadrilha Pé no Chão e dedicou 26 anos de sua vida aos festejos juninos, falecendo em junho de 2015; Fábio da Silva Rocha, do Regional Balanço do Rei, representando todos os músicos juninos;  Gilmar Pereira Lima, da Tongil, representando todos os marcadores, que com sua forma simples, cativante excêntrica alegra as apresentações juninas; O noivo escolhido para ser homenageado foi Paulo César Nogueira, o Paulinho do Zé Testinha e a noiva Raquel Sombra, do Cumpade Justino. Já a Rainha Missiane Coelho Alencar da quadrilha Jipão.

Foram homenageados, também Maria dos Prazeres (In memoriam) fundadora da FEQUAJUCE; o Sr Moreira, um dos pioneiros dos festejos juninos modernos; a Quadrilha Ceará Junino, atual campeã brasileira; Quadrilha Arraiá do Zé Testinha; a FEQUAJUCE e a LIQUAFOR.  Antes da entrega dos certificados pelo vereador Márcio Martins, aconteceu uma apresentação do Regional Balanço do Rei com músicas juninas em homenagem aos quadrilheiros presentes.

Em nome dos homenageados falou Reginaldo Rogério Alexandre, vulgo Zé Testinha, presidente da quadrilha junina de igual nome. Ele lembrou do empresário já falecido, Júlio Trindade, que deu grande incentivo aos festejos juninos no Ceará e parabenizou a cada homenageado, destacando as qualidades de cada um, considerando justa a escolha de seus nomes pelo vereador Márcio Martins. “Passados anos vamos continuar lembrando dessa data, como um marco para as quadrilhas juninas do Estado, que precisam desse reconhecimento e valorização. Fortaleza é o celeiro, a percussora das quadrilhas modernas, o que se faz aqui, é copiado lá fora. Temos que cada vez mais valorizar esse setor que trabalha pela preservação da cultura e proporciona a criação de uma cadeia produtiva de grande valor para o Estado”, asseverou.