TV Fortaleza é finalista do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo

26/07/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A TV Fortaleza canal 61.4, emissora oficial da Câmara Municipal de Fortaleza, através de seu Núcleo de Reportagens Especiais, é finalista da 2ª Edição do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo, na categoria TV. Os trabalhos vencedores serão conhecidos no próximo dia (28), durante a cerimônia de abertura do 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina […]

Núcleo de Reportagens Especiais

A TV Fortaleza canal 61.4, emissora oficial da Câmara Municipal de Fortaleza, através de seu Núcleo de Reportagens Especiais, é finalista da 2ª Edição do Prêmio NHR Brasil de Jornalismo, na categoria TV. Os trabalhos vencedores serão conhecidos no próximo dia (28), durante a cerimônia de abertura do 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop), realizado em Belo Horizonte/MG.

A iniciativa da premiação visa reconhecer e estimular a produção de reportagens e materiais de comunicação de qualidade sobre a hanseníase no Brasil. Em 2019, foram recebidos trabalhos em linguagens diversas: mídia impressa, rádio, TV e mídia online. No total foram selecionados 13 trabalhos finalistas de veículos de comunicação dos estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Alagoas, Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba. A TV Fortaleza é o único veículo de comunicação cearense finalista do prêmio.

A TV Fortaleza concorre com a série de reportagens “Hanseníase – Por Um Acolhimento Libertador”. A equipe abordou a hanseníase em vários aspectos, mostrando os números da doença, formas de contágio e tratamento. Também visitou dois antigos leprosários do Ceará, para onde os pacientes eram encaminhados à força quando ainda não havia cura para a doença. Além disso, deu voz a ex-pacientes que ainda moram nesses mesmos locais.

A NHR (Netherlands Hanseniasis Relief) Brasil é uma ONG holandesa, com atuação no Brasil desde 2011. Com diferentes iniciativas, a NHR realiza o combate a hanseníase com o objetivo de promover e apoiar o diagnóstico precoce, a prevenção de sequelas e incapacidades, a redução do estigma vivenciado por pessoas atingidas pela hanseníase e o desenvolvimento inclusivo para pessoas com deficiência.

Fotos: Érika Fonseca

Confira a série de reportagens especiais finalista na premiação