Solenidade comemora os 25 anos da Banda de Música do Corpo de Bombeiros

26/06/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realiza nesta quarta-feira, 26, às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem ao aniversário de 25 anos de criação da Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. A solenidade atende ao Requerimento 2368/19, de autoria do presidente da Casa, vereador Antônio Henrique (PDT). A Banda […]

A Banda de Música do Corpo de Bombeiros teve início em 1994, através da iniciativa do comandante-geral na época, coronel João Porto Pinheiro, que solicitou ao governador do Estado, Ciro Ferreira Gomes, autorização para criar a Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, sob o argumento de que, com a separação do Corpo de Bombeiros da Polícia, tornava-se indispensável a criação de uma banda própria, demonstrando a influência e primazia para a corporação e o Estado a adoção dessa medida.

Desde a fundação a banda de música do corpo de bombeiros, é comandada e regida pelo hoje, Tenente Coronel QOCBM Márcio Glaydson Oliveira Mendonça, e atualmente, como Comandante Adjunto, o Segundo Tenente QOABM Erivaldo de Almeida Silva. Contando hoje com um efetivo de 28 músicos, sendo 03 Oficiais, 10 Sub – Tenentes, 15 Primeiros Sargentos.

A Banda de Música do CBMCE comemorou seus 25 anos no dia 15 de Junho, com relevantes serviços prestados ao povo cearense, e é considerada Patrimônio Histórico-Cultural do Estado do Ceará, através da Lei Nº 16.472, sancionada pelo Governador Camilo Santana em 19 de Dezembro de 2017.

Foto: Arquivo dos Bombeiros