Sessão solene homenageia os 184 anos da Polícia Militar do Ceará

12/06/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

Em sessão solene realizada nesta quarta-feira (12), a Câmara Municipal de Fortaleza homenageou o aniversário de 184 anos da Gloriosa Polícia Militar do Estado do Ceará, que acontece no dia 24 de maio de 2019. A solenidade foi proposta pelo vereador Sargento Reginauro (sem partido), conjuntamente com o vereador Márcio Martins (PROS), através do requerimento […]

Em sessão solene realizada nesta quarta-feira (12), a Câmara Municipal de Fortaleza homenageou o aniversário de 184 anos da Gloriosa Polícia Militar do Estado do Ceará, que acontece no dia 24 de maio de 2019. A solenidade foi proposta pelo vereador Sargento Reginauro (sem partido), conjuntamente com o vereador Márcio Martins (PROS), através do requerimento 1929/2019, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo Sargento Reginauro, no ato representando o presidente do Poder Legislativo, vereador Antônio Henrique (PDT).

A mesa solene contou com a presença do desembargador Emanuel Leite Albuquerque, representando o desembargador Washington Luís, presidente do Tribunal de Justiça do Estado; deputado estadual Soldado Noelio; sargento Clésio Elisiano Queiroz, presidente Associação dos Praças Militares; major PM Marcos, representando o comandante Marcos Luís do PPTur; José Euler, representando o mandato do deputado federal Capitão Wagner (PROS)

Em sua saudação, o sargento Reginauro destacou ser a Polícia uma instituição valorosa que todos apreenderam a amar como estivessem dentro da corporação. “Há oito anos quando fomos convidados pelo atual deputado federal Capitão Wagner para entrarmos numa luta hercúlea, esta que só os loucos assumem. Pedíamos um pouco de dignidade, o reconhecimento para os invisíveis. Um estudo feito numa universidade por um professor sobre a invisibilidade social provou isso. Ele se vestiu de zelador e entrou na universidade e ninguém o reconheceu. Nós também somos invisíveis, ainda, quem é que olha em nosso rosto e nos agradece? Mas eu posso sair da minha casa porque sei que a Polícia estará lá. Nos bombeiros somos como extintor, só nos chamam quando há incêndio e os policiais só em emergências”, disse.

“Dois dos nossos homenageados de hoje são policiais que apagaram um incêndio num apartamento na semana passada. Vi policial fazendo parto, tirando o coturno e entrando no mar para salvar um afogado. Esse é o militar. Ele é preparado para servir, faz um juramento louco, diz que vai cuidar da sociedade com sua própria vida. Muitos não estão entre nós porque pagaram com sua própria vida a salvaguarda da sociedade. São 10 homenageados, mas poderiam ser mais. Não há constituição sem a Polícia estar nas ruas. Não há garantia de direito sem a Polícia exercer meu mister. Hoje como presidente de uma das maiores entidades que lutam pela classe – a Associação dos Profissionais de Segurança, peço a Deus que os abençoe e os protejam imensamente como também aos demais guerreiros que fazem parte dessa corporação valorosa de homens, fortes, bravos e guerreiros que lutam pela sociedade cearense”, concluiu.

Em seguida, foram feitas as homenagens da noite com a entrega de certificados pelos 184 anos da Polícia Militar. Foram homenageados: major QOPM Carlos Magno de Oliveira Melo; Capitã QOPM Nara Chagas Fernandes Ribeiro; Capitão QOPM Alano Timbó Magalhães Bizarria; subtenente PM José Pinto da Silva; primeiro-sargento Marco Antônio de Meneses Lira; primeiro-sargento Leandro Paiva dos Santos; cabo da PM José Glaydson Sales da Silva; cabo PM Lougenes Mouzinho da Silva; soldado Luiz Fernando Figueiredo Arruda e o soldado Aureliano Gomes Coutinho Júnior, que combateram um incêndio em um apartamento; soldado Geonilson de Paula Monteiro, que sozinho agiu e debelou um assalto em uma ônibus de estudantes no interior do Estado e o segundo-sargento Vilmar Rodrigues de Sousa, representado pelo deputado cabo Noelio.

Em nome dos homenageados falou capitã Nara Chagas Fernandes Ribeiro. “Me sinto extremamente honrada por essa homenagem. Exerço essa profissão por paixão e compaixão. Ofereço essa homenagem a minha família que me incentiva e me inspira, a todos policias militares do regimento da Polícia Montada, que lutam para proteger a população colocando em risco a própria vida, e todas as policiais femininas. A história da mulher na PM do Ceará ocorreu há 25 anos. Desde então lutamos para sermos vistas como necessárias para a instituição e para a sociedade”, pontuou.

Falou ainda o primeiro-sargento Leandro Paiva dos Santos que saudou os guerreiros e guerreiras que forma a Polícia Militar do Ceará. Ele disse que independente das dificuldades da vida, sempre estará pronto para defender a sociedade. “Esse é o sentimento de todo policial militar”, disse.

História

Em maio de 1835, o Presidente (Governador), da Província do Ceará, padre, senador vitalício e orador sacro, José Martiniano de Alencar, preocupado com a segurança e o bem-estar dos habitantes da Província do Ceará, assinou a Resolução Provincial nº 13, criando a Força Pública do Ceará, embrião da nossa valorosa Polícia Militar do Ceará. A partir de 4 de janeiro de 1947 passou então à denominação que tem até os dias atuais a partir da entrada em vigor da constituição de 1946. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) tem por missão constitucional o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública.

Seu primeiro Comandante foi o Tenente do Exército Brasileiro Tornaz Lourenço da Silva Castro, que comandou de 24/05/1835 a 19/01/1839. A Polícia Militar do Ceará é uma Instituição que se confunde com a história de nosso Estado. Não é à toa que falar desta Corporação é fazer um passeio pelos seus anos de existência e reencontrar personagens e fatos que marcaram nossa história, como a Guerra do Paraguai, a Sedição de Juazeiro, Revolução de 1930 no Ceará, Combate ao Cangaço, Caldeirão, Revoluções de 1932, constitucionalista de São Paulo de 1964.

Com um passado de bases sólidas, a Polícia Militar tem na sintonia com o presente e com o futuro, um de seus grandes méritos. Tendo no policiamento ostensivo a sua atividade-fim, a Instituição está presente em todo o Estado com suas diversas Unidades e Subunidades Operacionais distribuídas de forma estratégica. Os mais de 15 mil homens e mulheres do efetivo estão distribuídos por todos os municípios cearenses para servir e proteger ao cidadão.

A Polícia Militar do Ceará, ao longo de sua existência, sofreu mudanças, adaptou sua estrutura aos nossos tempos, onde a mais recente reestrutura ocorreu em 05 de setembro de 2012, através da Lei nº 15.217 que dispõe sobre a nova Organização Básica da Polícia Militar do Ceará (LOB/PMCE).

O Padre Senador José Martiniano de Alencar, nascido no dia 16 de outubro de 1794, natural de Missão Velha/Ce, irmão de Tristão Gonçalves e filho de José Gonçalves dos Santos e Bárbara Pereira de Alencar, fundou a Gloriosa e Heráldica Polícia Militar do Ceará, na sua 1ª gestão de Presidente da Província (1834 a 1837), sob a resolução nº 13, no dia 24 de Maio de 1835. As ações da Polícia Militar enaltecem ainda mais o nome da corporação, que é conhecida por sua excelência e competência.

Fotos: André Lima