Sessão Solene comemora o Dia do Agente Comunitário de Saúde e Endemias

04/10/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta sexta-feira (04), Sessão Solene em comemoração ao Dia do Agente Comunitário de Saúde e Endemias, comemorado em 4 de outubro. A solenidade foi proposta pelo vereador Plácido Filho (PSDB) através do requerimento 011/2019, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. O próprio autor da homenagem, o vereador Plácido Filho […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta sexta-feira (04), Sessão Solene em comemoração ao Dia do Agente Comunitário de Saúde e Endemias, comemorado em 4 de outubro. A solenidade foi proposta pelo vereador Plácido Filho (PSDB) através do requerimento 011/2019, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. O próprio autor da homenagem, o vereador Plácido Filho presidiu a sessão, no ato representando o presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique. A mesa de honra foi composta pela presidente da Confederação Nacional de Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, Hilda Angélica; pelo vice-presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Estado do Ceará, Vera Darc Miranda, e os homenageados da noite, Ruth Rodrigues e Mairton Borges.

Em sua saudação aos presentes, o vereador Plácido Filho destacou que solicitou a realização da sessão para homenagear duas categorias profissionais dignas do reconhecimento da população de Fortaleza. “Todos são testemunhas do trabalho que vocês realizam. Uma pessoa doente é um ser fragilizado, preocupado, muitas vezes sem esperança e sem energia, mas encontram alento em vocês, batalhadores que exercem vários papéis junto à população, são psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, nos dão um exemplo de grandeza espiritual, de amor ao próximo”, disse.

“Na década de 80, o Ceará tinha um grave problema de mortalidade infantil. Dos mil nascidos vivos morriam 110. Então pensando em minimizar essa problemática, o Governo do Estado criou em 1987 o programa de agentes de saúde. Nos anos posteriores foi possível verificar resultados positivos, em 2012 o estado atingiu 12 óbitos por mil nascidos. Os agentes de saúde passaram a ter várias tarefas e foram incluídos no Programa de Saúde da Família. Ele é para ser na comunidade um elo entre a família e os equipamentos de saúde. Hoje é um dos maiores e mais relevantes projetos de saúde pública no mundo”, avaliou.

Segundo Plácido, os agentes de saúde são muitas vezes mais próximos das famílias que os próprios parentes. Pois mapeiam a área que mora, cadastram todas famílias e cuidam de cada um individualmente. “Hoje calcula-se que 85% das queixas médicas sejam resolvidas nesse encontros entre os agentes e as famílias, onde prevalece a informalidade e a amizade. Vocês garantem direitos, e poupam verbas. São achados que impressionam pelas ideias. São condutores imprescindíveis nas campanhas de vacinação, no combate a dengue, na inspeção nas residências para buscar focos endêmicos. Assim salvam anos após anos milhares de vidas, patrimônio maior de uma nação. Que vocês continuem com suas missões, pois são mensageiros da cidadania e anjos da paz. Obrigado por cuidarem de nós, parabéns a todos vocês”, concluiu

Em seguida foram feitas as homenagens da noite aos seguintes profissionais: Maírton Borges (Granja Portugal, atende quase 700 pessoas); Ruth Rodrigues de Paiva Borges (Fortaleza), administradora de empresas, mas optou a ser agente de saúde por gostar de pessoas; Hilda Angelica (Maracanaú), professora, suplente de vereadora, agente de saúde, sempre exerceu liderança na categoria e hoje preside a Confederação Nacional dos Agentes de Saúde e Endemias.

Em nome dos homenageados falou Hilda Angélica. “Estamos extremamente emocionados por esse momento de reconhecimento pelo profissional que tem muito a ver com a saúde da população. Somos quase 400 mil no Brasil. Dia 4 de outubro, é dedicado ao Agente de Saúde e Endemias, para mim que tenho responsabilidade de representar os cerca de 400 mil agentes no país, é um dia memorável. Para celebrarmos e lembrarmos nossa luta que é constante, quero por um minuto fechar meus olhos e agradecer a Deus por tão grande honra de estar aqui. Temos muitas conquistas, temos conquistado posições que antes nem podíamos sonhar. A luta é árdua, dura e resiste ao tempo e intempéries da vida. Nossa história vem regada por lágrimas de quem lutou que doou sua vida para que cada agente de saúde e endemias tivesse melhores condições”, enfatizou.

Ela observou que a luta dos ACE e ACS é a mesma de todos os brasileiros que cumprem seus compromissos com o suor do rosto. “Bater de porta em porta é nossa missão. Nossa incansável luta vai adiante, além do que podemos imaginar, nossa missão é chegar de casa em casa com a alma limpa e ao sorriso no rosto e deixar o que temos de melhor com dignidade e honra, temos que resistir e jamais recuar. Muitos esperam por nós, esperam nossa voz. Hoje estamos aqui recebendo essa linda homenagem, mas temos muito a percorrer. Somos uma categoria linda e unida. Quero agradecer ao vereador Plácido essa justa homenagem a esse trabalhador sofrido, mas que tem feito a diferença na vida do povo do nosso país, Um abraço a todos os trabalhadores, e em especial aos de Fortaleza. Essa noite vai ficar marcada em nossa vida”, destacou.

Em seguida falou a vice-presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Estado do Ceará, Vera Darc Viana: “É com muita honra que recebemos essa homenagem e quero saudar a todos os agentes aqui presentes. Tenho grande prazer em dizer hoje que sou agente de saúde desde 1993. É com grande prazer que digo que participei de várias lutas. Em Fortaleza tiramos servidores da terceirização e passamos a ter mudança de regime em 2006 e depois passamos a ser servidores da Prefeitura de Fortaleza. Com grande prazer que digo como fui reconhecida em minha categoria como vice-presidente do Sinasp, que tem história e lutas. Sou ACS, visto a blusa com muita alegria. Não eramos reconhecidos, mas fomos à luta, fomos a Brasília e conseguimos com o apoio de deputados e senadores sermos reconhecidos em todos o Brasil. Temos piso nacional reconhecido. É com grande honra que digo a cada servidor que hoje somos valorizados pela luta dos que foram às ruas, que empunharam a nossa bandeira. Nós somos agentes de saúde, assistentes sociais, enfermeiras e fazemos parte da família. Por isso estamos de parabéns por essa data tão marcante em nossas vidas”, concluiu.

Agentes Comunitários de Saúde e Endemias

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) são profissionais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles realizam atividades de prevenção de doenças e promoção de saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas.

Ser agente comunitário de saúde e agente de combate a endemias (ACE) é antes de tudo ser alguém que se identifica, em todos os sentidos, com sua própria comunidade, principalmente na cultura, linguagem e costumes. Ser agente de saúde e endemias a ser povo, é viver dia a dia a vida da comunidade. E ser elo entre as necessidades de saúde da população e o que pode ser feito para melhorar suas condições de vida, é ser a ponte entre a população e os profissionais e serviços de saúde.

Fotos: André Lima