Secretário Dr.Eron reforça compromisso da gestão com população em situação de rua

06/12/2018 - Anna Regadas

Utilizando o tempo do Grande Expediente, na sessão ordinária desta quinta-feira, 6, o secretário Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Dr. Eron Moreira e os técnicos da secretaria apresentaram as ações da pasta voltadas para a população em situação de rua na cidade de Fortaleza. Segundo o gestor, há toda uma rede de atendimento […]

Utilizando o tempo do Grande Expediente, na sessão ordinária desta quinta-feira, 6, o secretário Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Dr. Eron Moreira e os técnicos da secretaria apresentaram as ações da pasta voltadas para a população em situação de rua na cidade de Fortaleza. Segundo o gestor, há toda uma rede de atendimento no município com profissionais qualificados para atender as pessoas que se encontram nessa situação.

“Nós ouvimos aqui alguns pronunciamentos dos vereadores questionando as ações da prefeitura com a população em situação de rua, e alguns chegaram até dizer que fizemos uma higienização humana no Natal de Luz. Portanto vamos aqui explicar como feita a abordagem e o processo de transferência para o aluguel social das pessoas em situação de rua na praça.”, pontuou. Segundo Dr. Eron foram disponibilizados cerca de 140 alugueis sociais nesse processo de transferência.

O secretário abriu a fala para os técnicos da secretaria, Leila Priscila, Esio e Carlos, que pontuaram sobre os projetos e programas da gestão. Dentre eles destaca-se o Centro de Referência para População em Situação de Rua, que é um espaço para que qualquer pessoa em situação de rua possa procurar serviços de acesso à documentação oficial, Cadastro Único para Programas Sociais, realizar higiene pessoal, atividades socioeducativas e artísticas. Além de atendimento especializado por profissionais que auxiliam a resolução das suas demandas.

A prefeitura ainda dispõe do Centro de Convivência para Pessoas em Situação de Rua, realiza atividades de sociabilidade e convivência, cursos profissionalizantes, além de oferecer serviço de lavagem e secagem de roupa e alimentação. O equipamento busca assegurar atendimento com atividades direcionadas e programadas para o desenvolvimento de sociabilidade que oportunizem a construção do processo de saída das ruas.

Dr. Eron ressaltou o compromisso da gestão no atendimento e acolhimento da população em situação de rua e informou que a pasta tem realizado uma série de ações e projetos em parcerias com órgãos como a Habitafor e com diversas instituições. O gestor também destacou que apresentou projeto ao prefeito Roberto Cláudio (PDT) que tem como foco principal cuidar das pessoas e agradeceu a destinação de emendas no Orçamento 2019 para a pasta.

Durante sua fala, o secretário também aproveitou para informar aos pares que retorna na segunda-feira ao seu mandato no Legislativo. “É um momento de alegria estar aqui hoje e queria informar que a partir de segunda-feira retornamos à Casa como vereador de Fortaleza. O vereador Elpídio volta ao comando da secretaria e vamos aqui continuar dando a nossa contribuição para a política de assistência social da cidade.”, frisou.

Foto: Érika Fonseca.