Salmito manifesta apoio e apresenta sugestões ao projeto que cria o Distrito de Inovação

17/10/2018 - Anna Regadas

O presidente Salmito Filho (PDT) manifestou apoio e apresentou sugestões ao projeto que cria o Distrito de Inovação voltado para área da saúde no bairro Porangabussu. A iniciativa foi apresentada na manhã desta quarta-feira, 17, pelo presidente do Instituto de Ciências Médicas  (ICM), Carlos Roberto Martins, durante o tempo da Tribuna Livre. “Quero iniciar agradecendo ao […]

“Quero iniciar agradecendo ao Dr. Cabeto, por apresentar essa iniciativa que reúne novos conceitos e numa proposta concreta para as políticas sociais, fortalecendo a boa relação com as Universidades. Esta Casa pode contribuir com conceito de distrito, de inovação social, urbana, econômica, fazendo relação com a saúde, do ambiente natural transformada pelo ambiente humano”, pontuou.

O presidente sugeriu que o projeto seja disponibilizado através de Operação Urbana Consorciada, da parceria público privada e também por meio de financiamento internacional. “Todos estes conceitos inovadores nós devemos conhecer, aprender, assimilar e apoiar. Esse é um investimento que deverá ser feito tanto pelo poder público como pela iniciativa privada e imagino que uma das ferramentas para alavancar recursos seja através de uma Operação Urbana Consorciada”, frisou presidente.

A contribuição pela Casa pode ser feita por meio da própria legislação municipal, apontou Salmito. “Podemos estimular a criação, o fortalecimento de distrito de inovação, avançar e ampliar nossa contribuição através da própria legislação municipal. Também faço menção aqui aos bancos de fomento, como o BID, e principalmente a CAF, que tem sido parceiro do Executivo em projetos como esse. Inclusive vamos nos reunir com representantes da CAF em Bogotá, e me coloco a disposição para apresentar o projeto e fazer essa interlocução com o Poder executivo, endossando o conjunto de ideias para captar o financiamento internacional. Essa operação poderá, dentro de um planejamento, ser sim exitosa”, afirmou. Os vereadores também colaboraram com o debate e manifestaram apoio ao projeto.

Sobre o projeto
O Distrito de Inovação é uma espécie de cidade compacta que reúne diversas instituições e empresas de um determinado setor da economia, o que gera uma região propícia ao desenvolvimento de ideias, tecnologias, produtos e serviços. Ele será instalado no bairro Porangabussu, que já sedia os cursos de saúde da Universidade Federal do Ceará, cinco hospitais e um hemocentro. O projeto visa transformar a área nos próximos 15 anos.