Ronivaldo defende discussão sobre cancelamento da programação dos centros culturais do BNB

27/06/2019 - Silmara Cavalcante

Em pronunciamento realizado na manhã desta quinta-feira, 27, o vereador Ronivaldo Maia (PT) lamentou a decisão do Banco do Nordeste de cancelar a programação dos seus centros culturais. O parlamentar afirmou que essa medida significa a falta de compromisso do Governo Federal com a cultura e defendeu a realização de uma audiência pública para a […]

Em pronunciamento realizado na manhã desta quinta-feira, 27, o vereador Ronivaldo Maia (PT) lamentou a decisão do Banco do Nordeste de cancelar a programação dos seus centros culturais. O parlamentar afirmou que essa medida significa a falta de compromisso do Governo Federal com a cultura e defendeu a realização de uma audiência pública para a instituição justificar a decisão.

“O BNB tem um papel institucional no Nordeste, os centros têm o dever de promover a cultura. Lamentavelmente, o corte representa um desmonte na atuação dos centros. Isso é grave, e precisamos que o presidente e o Banco do Nordeste se posicione. Os artistas já estavam com espetáculos em andamento”, disse o vereador.

Três centros culturais são mantidos pelo Banco do Nordeste. O Centro Cultural Banco do Nordeste de Fortaleza (CCBNB-Fortaleza), que foi inaugurado em julho de 1998; Centro Cultural Banco do Nordeste de Juazeiro do Norte (CCBNB-Cariri), que foi inaugurado em abril de 2006; e o Centro Cultural Bando do Nordeste de Sousa (CCBNB-Sousa), que foi inaugurado em junho de 2007. Os três espaços abrigam atividades de literatura, dança, música, cultura popular, teatro e outras linguagens artísticas. Pelo menos 70% das programações agendadas para os centros culturais mantidos pelo Banco do Nordeste em Fortaleza, Juazeiro do Norte (Cariri) e Sousa (Paraíba) foram canceladas.

Foto: Kleber Gonçalves