Reginauro apresenta números sobre a população que vive em assentamentos precários e vulneráveis

17/09/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

Durante o Grande Expediente desta terça-feira, 17, o vereador Sargento Reginauro (sem partido) realizou um contraponto aos números apresentados pela atual gestão sobre as políticas de assistência social e habitacional. Segundo dados apresentados pelo parlamentar, 44% da população, cerca de um milhão, estão vivendo em assentamentos precários e vulneráveis em Fortaleza. “Como dizer que depois […]

17.09.2019

Segundo dados apresentados pelo parlamentar, 44% da população, cerca de um milhão, estão vivendo em assentamentos precários e vulneráveis em Fortaleza. “Como dizer que depois de sete anos de gestão eu posso comemorar os números, que para alguns, são os melhores do Brasil?”, atentou.

Reginauro continuou sua fala apresentando reportagens veiculadas em meios de comunicação da capital, com destaque para os índices em relação as pessoas que vivem em extrema pobreza e dos crescentes índices de violência, que apontam Fortaleza como a 9ª capital mais violenta do mundo. “Como podemos falar de dignidade e cidadania quando as pessoas não tem o mínimo, o básico”, afirma.

O parlamentar ainda destacou dados da prestação de contas do Governo Municipal do ano de 2017, onde informa que em 2014 a cidade possuía 26 CRAS e em 2017 subiu para 27 unidades, lamentando que durante a primeira gestão do prefeito Roberto Cláudio apenas um novo CRAS foi inaugurado. Ele apontou uma diminuição nos números de atendimento. “O atendimento da Assistência Social em Fortaleza está regredindo”, lamentou.

Outro ponto que chamou atenção do vereador, foi a diminuição do número de famílias beneficiadas com aluguel social que em 2014 eram 3.575 e em 2017 caiu para apenas 1.835. Reginauro também lamentou a redução das atividades socioeducativas de prevenção à violência sexual que em 2014 eram 27 e em 2017 apenas 9 ações foram realizadas.

Sargento Reginauro finalizou o pronunciamento ressaltando a diminuição dos investimentos na assistência social, com uma redução de 24% entre os anos de 2013 e 2018. “Não tenho nada contra tornar a cidade linda para os turistas, mas continuarei dizendo o que é prioridade”, pontuou.

Foto: Érika Fonseca.