Presidente Salmito Filho enaltece ações do governador Camilo Santana

11/12/2018 - Rochelle Nogueira

Utilizando a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza na tarde desta terça-feira (11), o presidente Salmito Filho (PDT), teceu comentários sobre o assunto trazido pelo vereador Soldado Noelio que expôs a situação da ação policial, policiais envolvidos afastados de suas funções, na tragédia ocorrida na cidade de Milagres, interior do Ceará, 500 km da Capital, […]

Utilizando a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza na tarde desta terça-feira (11), o presidente Salmito Filho (PDT), teceu comentários sobre o assunto trazido pelo vereador Soldado Noelio que expôs a situação da ação policial, policiais envolvidos afastados de suas funções, na tragédia ocorrida na cidade de Milagres, interior do Ceará, 500 km da Capital, em que 14 pessoas foram mortas em troca de tiros.

O presidente iniciou sua fala prestando solidariedade a população de Milagres e aos familiares das vítimas. Na oportunidade, Salmito citou grandes filósofos que traziam a noção de Estado e que seus pensamentos contribuíram para uma Nação moderna. “A ação de existir do Poder Público é garantir e proteger a vida”, disse.

Facções Criminosas – Em continuidade, o presidente apontou o problema das facções criminosas e o caos que vem promovendo na nação. “Nós temos o problema das facções criminosas, do tráfico de drogas, que se organizam nas cidades do Brasil e contam com interlocuções internacionais. Isso é um dos principais vetores para os homicídios. Outra constatação é uma nação extremamente desigual. Ainda somos um dos países mais desiguais do planeta com a falta de oportunidades sociais”, atentou o parlamentar. Salmito Filho destacou ainda que a maioria dos jovens que entram para esse mundo são pobres e negros vítima do contexto histórico, social e econômico.

Governador Camilo Santana – Salmito Filho evidenciou que a polícia trabalha no fio da navalha e que a qualquer detalhe corta, arrebenta. “O governador recebeu a pauta dos policiais no início do seu governo com as reivindicações e foi atendendo ao longo de seu mandato. Ações como: aumento salarial, equiparando aos da região nordeste, concurso público, tecnologias, viaturas, investimento na qualificação da pessoa. Esse conjunto de ações não é tudo. A polícia é só uma parte da solução e a outra é educação de qualidade. Dentre as 100 melhores escolas do Brasil, 82 são cearenses”, frisou o  parlamentar.

Liderança do governo

Pelo tempo da Liderança do Governo, o presidente Salmito Filho rebateu o pronunciamento do vereador Márcio Martins (PROS), que o antecedeu no tempo da Liderança da Oposição. Relembrando que Márcio Martins destacou o fato ocorrido em Milagres e disse ter sido uma “tragédia anunciada” e que muitas outras estarão por vir se não houver investimento em inteligência policial. Márcio também se mostrou favorável a uma intervenção militar no Estado do Ceará.

Salmito Filho atentou para a fala do oposicionista frisando que o mesmo foi contra seu correligionário de bancada. “Quando a gente sai da luz da razão a gente perde a razão. O vereador Márcio Martins foi contra a fala do seu correligionário, não seguiu nem a linha do vereador Soldado Noelio. Pedir intervenção militar? Não vê o que está acontecendo no Rio de Janeiro? Todo mundo diz do fracasso da intervenção militar no Rio. É isso? É isso? A população é sábia. O povo viu no governador Camilo Santana responsabilidade, foram quatro anos de dificuldades, só bronca, e ele conduziu trazendo bons resultados. Ao longo de oito meses, o número de homicídios vem caindo no Ceará”, ponderou o presidente.

Salmito enalteceu ao final de seu discurso a capacidade de diálogo que o governador do Ceará tem. “Camilo Santana conversou com o senador Eunício Oliveira e trouxe bilhões para o Estado do Ceará. Agora ele está aberto a conversar com o presidente eleito Jair Bolsonaro em busca de mais melhorias para nossa gente”, finalizou.