Plácido Filho apresenta projeto intitulado “Universitário no Parlamento”

14/11/2019 - Rochelle Nogueira

Utilizando a tribuna do plenário Fausto Arruda, na tarde desta quinta-feira (14), o vereador Plácido Filho (PSDB) deu destaque para o projeto de resolução nº 24/2019, de autoria de seu mandato, que institui o Programa “Universitário no Parlamento”. O objetivo da mensagem é envolver a sociedade, mais especificamente os universitários, no parlamento municipal. Como justificativa […]

14.11.2019

Como justificativa ao projeto, o vereador destacou as manifestações populares dos últimos anos sinalizando que os jovens têm se interessado mais com a política, no entanto, revelaram a falta de conhecimento dos brasileiros sobre o tema. “Não surpreende que haja carência de educação política em um país com problemas graves na educação básica. A não previsão de disciplinas escolares que abordam o sistema político brasileiro ou a Constituição Federal prejudica ainda mais”, relatou.

O parlamentar reforçou ainda que o papel das autoridades políticas é o de inserir jovens na política, de modo que possam se tornar protagonistas da história. O projeto de resolução nº 24/2019, que cria o Programa “Universitário no Parlamento”, dará a oportunidade de se engajarem com a realidade do trabalho dos vereadores. “É importante para que eles possam disseminar a relevância da Câmara Municipal de Fortaleza e os esforços dos parlamentares para construírem juntos, diariamente, uma Fortaleza melhor para se viver”, frisou.

De acordo com o requerimento, o Programa “Universitário no Parlamento” consiste no planejamento programático e execução de atividades envolvendo estudantes do Ensino Superior e os trabalhos exercidos pelos vereadores na Câmara Municipal de Fortaleza, por meio de palestras, conferências, seminários e sessões plenárias simuladas que podem durar até duas semanas. O projeto pode contemplar 48 estudantes, garantindo 5 vagas para pessoas com deficiência. Garantindo a lisura no processo seletivo, os participantes não poderão ter vínculos com nenhum parlamentar e assessores. Os três estudantes que se destacarem conforme avaliações teóricas e práticas previstas ganharão uma viagem ao Congresso Nacional (Câmara dos Deputados, Senado Federal e Planalto).

Foto: Érika Fonseca.