Medalha Boticário Ferreira é concedida ao prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça

21/11/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

Em sessão solene, a Câmara Municipal de Fortaleza, fez a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao advogado e prefeito de Maracanaú José Firmo Camurça Neto. A solenidade foi proposta pelo vereador Idalmir Feitosa, através do requerimento 2621/2019, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Dr. Porto (PRTB). A mesa contou […]

Em sessão solene, a Câmara Municipal de Fortaleza, fez a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao advogado e prefeito de Maracanaú José Firmo Camurça Neto. A solenidade foi proposta pelo vereador Idalmir Feitosa, através do requerimento 2621/2019, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Dr. Porto (PRTB). A mesa contou com as presenças do vereador Idalmir Feitosa (PL); deputado federal Roberto Pessoa; deputada estadual Fernanda Pessoa; do presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, vereador Demir Peixoto e do vereador Rafael Pessoa Mota.

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Idalmir Feitosa destacou que ao reconhecer os profícuos trabalhos executados pelo prefeito de Maracanaú, o advogado José Firmo Camurça tomou a iniciativa de apresentar o requerimento de outorga da medalha. “Nossa iniciativa foi aprovada por unanimidade com declarações de vereadores enaltecendo a outorga. Quero estender a honraria a todos seus parentes e familiares”, disse.

Conforme Idalmir, o agraciado soube com grande civismo herdar os passos dos seus pais, iniciando sua carreira como vereador, sendo eleito por mais três mandatos e ocupando a presidência daquela casa por dois mandatos. “Em 2012 ao lado do seu dileto amigo Roberto Pessoa, realizou uma grande administração e então foi eleito prefeito e está no seu segundo mandato a frente daquele prospero povo. Durante seu mandato fui convidado para ficar a frente da Procuradoria Geral daquela prefeitura. O que fiz foi ao lado de competentes advogados, que sempre nos apoiaram no exercício das tarefas”, ressaltou.

“Muito tenho a dizer sobre agraciado, que por 7 anos foi distinguido pelo programa melhores prefeitos. Maracanaú é o segundo município que mais arrecada para o erário estadual afora seus recursos e receitas próprias. Todo capital da humanidade é representado pelo trabalho, razão superior que data vênia possa chamar atenção a citar para o homenageado José Ingenieros, que fala sobre a organização do trabalho e o fundamento da harmonia social”, asseverou.

“O merecimento da outorga da medalha à sua pessoa, representa o gesto de minhas atitudes que busco engrandecê-las e dispensá-las às pessoas que são dignas. Concluo com a convicção que a medalha será ostentada no seu peito com civismo de suas convicções. O civismo de sua vida pública justifica e engrandece os postulados do nosso real estado de direito e a democracia avança como exemplar figura pública. Viva o prefeito Firmo Camurça por todo seu exemplo de vida pública,” concluiu.

Após receber a medalha e o certificado da mesma, o prefeito Firmo Carmuça disse que ser agraciado com a mais alta honraria da Câmara de Fortaleza é um motivo de regozijo contentamento, por ser a casa legislativa da quinta maior e mais conceituada cidade do Brasil. “O doutor Idalmir Feitosa, primeiro-secretário dessa casa, foi procurador em minha primeira gestão entre 2013 e 2016 e saiu de lá para restabelecer o seu local na Câmara Municipal e fazer história. Receber uma comenda idealizada por Barros Pinho e concedida por Idalmir torna esse momento mais especial diante das figuras públicas que representam”, pontuou.

Conforme o homenageado, a medalha premia o gesto cívico do cidadão pelo saber e relevantes serviços prestados, pela dedicação a causa publica e pelo exemplo de comprometimento ao serviço público. “Iniciei minha vida pública com o nascimento de minha amada cidade, que se emancipou em 1983. Na sua primeira eleição não houve o motivo de minha candidatura devido o tempo de filiação partidária. Mas em 1988 fui eleito e conduzido por três outros mandatos completando 16 anos de mandatos consecutivos. Posteriormente por 8 anos fui vice-prefeito. Nos últimos sete anos tenho a enorme realização de trabalhar como prefeito, onde procuro fazer uma administração que cuida bem do povo com melhoria na prestação de serviços, promovendo desenvolvimento.

“Esse é um trabalho que exige sacrifícios e abstinência da vida pessoal, sacrifício que se estende à família e amigos. Por outro lado, garante uma satisfação pessoal e uma alegria que compartilho com todos ao ver o desenvolvimento e a melhoria de vida de tantas pessoas. Finalizo reforçando quanto esse momento é simbólico, em especial para a minha vida politica. Quero agradecer aos meus pais, a quem devo tanto ensinamentos. Agradecer a minha família, meus cinco irmãos, a Larissa pelo amor, dedicação no dia a dia e a meus dois filhos o Firminho e Ítalo que está aqui com nora Patricia, e meu netinho Gabriel. A todos agradeço pela presença. Muito obrigado!”, finalizou.

Perfil

José Firmo Camurça Neto nasceu em 1º de março de 1964, em Maracanaú, filho de importantes lideres políticos do Distrito de Mucunã – Wilson Camurça e Agacil de Almeida Camurça. É advogado formado pela Universidade de Fortaleza – Unifor. Iniciou a carreira politica como vereador em 1988, sendo reeleito em 1992, 1996 e 2000 para a Câmara Municipal de Maracanaú, onde ocupou a presidência por dois mandatos.

Em 2004, foi eleito vice-prefeito de Maracanaú ao lado do prefeito Roberto Pessoa, obtendo então a maior vitória eleitoral da oposição em um município do Ceará. Na eleição de 2006, obteve mais de 30 mil votos, sendo suplente de deputado estadual. Em 2008, foi reeleito vice-prefeito com mais de 87% dos votos válidos, uma das mais expressivas vitórias do Brasil, nas eleições municipais daquele ano.

Em 2012, elegeu-se prefeito de Maracanaú com 73,1% dos votos validos. Em 2016 foi reeleito, em sua gestão valorizou os profissionais maracanauenses com mais de 80% dos cargos de direção sendo ocupados por agentes locais. Preocupado com os servidores, implantou planos de carreiras e valorizou categorias, implantou diversas ferramentas sociais como os Centros de Saúde, Quadras Esportivas, UPA, Praça da Estação, Centro de Ambulantes, dentre outros. O prefeito Firmo Camurça foi eleito um dos Melhores Prefeitos do Ceará 2017/2018. Esta é a sexta vitória consecutiva pelo Gestor de Maracanaú, que vem obtendo a outorga desde o primeiro ano do seu primeiro mandato, em 2013.

Fotos: André Lima