Márcio Cruz lança campanha de combate à violência contra a mulher

06/08/2019 - Anna Regadas

Ao fazer uso do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira, 6, o vereador Márcio Cruz (PSD) lançou na Câmara Municipal de Fortaleza, a campanha “Agosto Lilás”, em alusão aos 13 anos da Lei Maria da Penha. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população para o combate à violência doméstica familiar contra mulheres. Na […]

Ao fazer uso do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira, 6, o vereador Márcio Cruz (PSD) lançou na Câmara Municipal de Fortaleza, a campanha “Agosto Lilás”, em alusão aos 13 anos da Lei Maria da Penha. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população para o combate à violência doméstica familiar contra mulheres. Na ocasião, o parlamentar distribuiu laços na cor lilás aos servidores e pediu a adesão de todos na campanha.

“Estamos aqui para reforçar o lançamento da campanha Agosto Lilás, que estimula o combate à violência doméstica. Essa campanha tem início no mês de agosto tendo em vista que no dia 7, a lei Maria da Penha completa 13 anos. É um problema muito sério e precisamos chamar a atenção já que no ano de 2018 o estado do Ceará, foi o segundo estado do país que mais matou mulheres”, alertou.

O vereador pediu o apoio da Câmara na adesão da campanha e destacou a importância da denúncia para o combate à violência contra as mulheres. “Em 90% dos casos das mulheres assassinadas, elas não fizeram nenhuma denúncia contra o agressor”, apontou. Segundo Márcio, a campanha também visa encorajar as vítimas e às pessoas que presenciaram os casos de agressão a realizarem denúncias, através do Ligue 180.

O Ligue 180 é uma central telefônica que atua como um disque denúncia. É um programa nacional que recebe denúncias de assédio e violência contra a mulher e as encaminha para os órgãos competentes. Ele também fornece orientações sobre serviços da rede de atendimento, direitos da mulher e legislação. É um serviço de utilidade pública, gratuito e confidencial que funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos feriados. O anonimato é garantido.

Foto: Kleber Gonçalves