Legislativo recebe lançamento do cadastramento obrigatório em Fortaleza

19/02/2019 - Rochelle Nogueira

A Câmara Municipal de Fortaleza sediou na tarde desta quarta-feira (19), uma audiência pública mediada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE), com o objetivo de implementar o cadastramento biométrico obrigatório em Fortaleza para as Eleições de 2020. O momento contou com a presença do presidente Antônio Henrique (PDT) e dos representantes do TRE como o presidente, […]

A Câmara Municipal de Fortaleza sediou na tarde desta quarta-feira (19), uma audiência pública mediada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE), com o objetivo de implementar o cadastramento biométrico obrigatório em Fortaleza para as Eleições de 2020. O momento contou com a presença do presidente Antônio Henrique (PDT) e dos representantes do TRE como o presidente, desembargador Haroldo Máximo e o vice-presidente e corregedor, desembargador Inácio Cortez.

O presidente, desembargador Haroldo Correia, inicialmente saudou os presentes. A autoridade destacou que o Estado do Ceará têm atualmente 109 zonas eleitorais, sendo 17 na capital e 92 no interior. “A biometria vem sendo realizada através de ciclos e nós obtivemos excelentes resultados. Cerca de 78,5% de todo eleitorado do Ceará já estão cadastrados. Fortaleza, a partir desse momento, passa pela implantação da obrigatoriedade do cadastramento biométrico. Temos prazos estabelecidos e nós temos que atingir a meta final. O período de cadastro vai de 19 de fevereiro até 29 de novembro”, atentou o presidente.

Ainda de acordo com o presidente, as biometrias voltarão aos atendimentos descentralizados com serviços nos Shoppings Parangaba e Rio Mar Kennedy, além dos Vapt vupts Messejana e Antônio Bezerra, com a pretensão de se estender para os Shoppings Rio Mar Fortaleza e North Shopping Jóquei.

O desembargador Inácio Cortez, vice-presidente do TRE/CE, solicitou aos presentes, parlamentares, veículos de comunicação e a sociedade que orientem os cidadãos para que façam a biometria, pois os que perderem o prazo terão seus títulos cancelados. “Fiquei surpreso com o nível baixo de biometria em Fortaleza. Espero contar com o apoio de todos vocês para que seja atingida a quantidade máxima de pessoas”, frisou Cortez.

Para Lorena Melo, coordenadora de administração do cadastro eleitoral, essa audiência marca o início do processo de cadastramento biométrico obrigatório na cidade de Fortaleza. “Aqueles eleitores que ainda não fizeram o seu cadastramento biométrico devem comparecer, devem buscar uma de nossas unidades de atendimento, realizar sua biometria e garantir assim a regularidade da sua inscrição eleitoral. Esse é um método muito importante para a lisura do processo de votação com a identificação do eleitor. É importante ter consciência da relevância desse processo”, relatou Lorena.

O presidente Antônio Henrique (PDT) aproveitou a oportunidade e sugeriu a Casa Legislativa, Casa do Povo, como um dos postos de atendimento do TRE/CE. Apresentou também a sugestão de uma unidade móvel nos bairros mais distantes do centro da cidade.

A mesa foi composta pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique; Presidente do TRE/CE, desembargador Haroldo Correia; vice-presidente do TRE/CE, desembargador Inácio Cortez, presidente da Biometria em Fortaleza, Dra. Rosa Mendonça; representante do Ministério Público Eleitoral, Dra. Morgana Alves; diretora do Fórum Péricles Ribeiro, Alda Leite.

Informações Complementares
Segundo dados do TRE-CE, Fortaleza já conta com 50,50% do seu eleitorado com biometria cadastrada, contabilizando 1.784.981 de eleitores. O Tribunal Eleitoral conta com vários pontos de apoio ao cidadãos, que podem agendar atendimento pelo telefone 148 ou na página do tribunal(www.tre-ce.jus.br).

Fortaleza ainda necessita coletar foto e impressões digitais 883.570 cidadãos, de acordo com dados do TRE-CE. Para realizar o cadastramento no novo sistema são necessários: documento de identificação oficial com foto e um comprovante de residência atualizado.