Legislativo Municipal realiza homenagem às servidoras pelo Dia Internacional da Mulher

13/03/2019 - Anna Regadas

A Câmara Municipal de Fortaleza realiza nesta quinta-feira, 14 de março, café da manhã em homenagem às mulheres, que compõem o quadro de funcionários da Casa, pelo Dia Internacional da Mulher. A iniciativa, do presidente do Legislativo Municipal, vereador Antônio Henrique (PDT), visa reconhecer a contribuição das servidoras para o bom funcionamento da Casa. A […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realiza nesta quinta-feira, 14 de março, café da manhã em homenagem às mulheres, que compõem o quadro de funcionários da Casa, pelo Dia Internacional da Mulher. A iniciativa, do presidente do Legislativo Municipal, vereador Antônio Henrique (PDT), visa reconhecer a contribuição das servidoras para o bom funcionamento da Casa. A homenagem acontece no Auditório Ademar Arruda, às 8h30min.

Na ocasião as servidoras serão recepcionadas com flores, ao som de violino. A solenidade será conduzida pelas vereadoras Bá (PTC), Cláudia Gomes (PTC), Larissa Gaspar (PPL), Priscila Costa (PRTB), Marília do Posto (PRP) e Libania (PR). O momento reconhece a luta contra as desigualdades e marca o protagonismo das mulheres no mercado de trabalho, na política e no Parlamento Municipal.

Conheça a história e origem do Dia Internacional da Mulher:

As jornadas de trabalho de 15 horas diárias, os baixos salários e a discriminação de gênero eram alguns dos pontos que fizeram as mulheres irem à luta a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908, onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.

Vários acontecimentos levaram à criação de um dia especial para as mulheres. Um deles foi o incêndio numa fábrica de camisas em Nova York, ocorrido em 25 de março de 1911, que matou 146 pessoas, dentre as quais 129 mulheres.

No entanto, o 8 de março só teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação, que contou com mais de 90 mil russas, ficou conhecida como “Pão e Paz”, sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março, data que somente foi oficializada em 1921.

Por muito tempo, a data foi esquecida e acabou sendo recuperada somente com o movimento feminista nos anos 60. A Organização das Nações Unidas, por exemplo, somente reconheceu o Dia Internacional da Mulher em 1977.

Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher serve como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

Foto: Érika Fonseca