Larissa Gaspar destaca movimento Só Cartão Não

20/08/2019 - Ana Clara Cabral

Pelo tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira, 20, a vereadora Larissa Gaspar (PT) foi à tribuna para destacar o movimento Só Cartão Não, representado pela sociedade organizada hoje na Galeria do Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza. A reivindicação diz respeito à forma imediata que o sistema de autoatendimento foi implantado. De […]

Pelo tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira, 20, a vereadora Larissa Gaspar (PT) foi à tribuna para destacar o movimento Só Cartão Não, representado pela sociedade organizada hoje na Galeria do Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza. A reivindicação diz respeito à forma imediata que o sistema de autoatendimento foi implantado. De acordo com a vereadora, “pegou todos de surpresa e prejudica os trabalhadores no dia a dia”.

Larissa Gaspar ressaltou que grande parte da população de Fortaleza acaba se atrasando para o trabalho ao esperar algum ônibus que aceite pagamento em dinheiro. Muitas vezes, necessário descer do transporte depois de iniciado o trajeto. Ainda, reforçou o fato dos cobradores perderem o atual emprego. A parlamentar argumentou também sobre uma possível sobrecarga de funções que caem sobre o motorista, que além de dirigir, precisa auxiliar no acolhimento de passageiros com mobilidade reduzida.

A mobilização que interpela pelo direito de escolha do consumidor também pagar em dinheiro é referente ao Projeto de Emenda à Lei Orgânica n° 2/2019, de autoria da vereadora Larissa Gaspar. “A tecnologia tem que vir para beneficiar e facilitar a nossa vida, e não para constranger e humilhar o cidadão. As inovações devem ser usadas para incluir as pessoas na sociedade, mas hoje as pessoas estão sendo excluídas através da nova ferramenta”, protestou a petista.

Fazem parte do Movimento Só Cartão Não: Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro); Sindicato dos Caminhoneiros (Sindcam); União dos Estudantes Secundaristas da Região Metropolitana (Sinteti); Sindicato dos Porteiros de condomínios (Sintraconds); Sindicato dos Rodoviários Intermunicipais e Interestaduais no transporte de passageiros (Sinteti); Unidade Popular pelo Socialismo (UP); Sindicato dos Odontólogos (Sindodonto); Sindicato das Confecções (Sindconf); Movimento da Juventude da UECE (Afronte); Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); Central Sindical e Popular Conlutas; Sindicato dos Eletricitários (Sindeletro).

Grande Expediente:

Larissa Gaspar usou o momento para se solidarizar pelas famílias lesadas por golpe de venda de apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida. De acordo com denúncias e apuração da Polícia Civil, aproximadamente 2 mil pessoas foram prejudicadas pela fraude da suposta associação “Realizando Sonhos”.

A vereadora explicou que o Programa pelo qual pessoas podem ter o direito à moradia assegurado é feito através de sorteio. Podem participar os cidadãos que se encaixem em um perfil pré-estabelecido e seguindo a lista de prioridade. Qualquer interferência de instituição ou cobranças realizadas para garantir o imóvel é feito ilegalmente e deve ser punido.

Foto: Érika Fonseca