Jorge Pinheiro enfatiza a prevenção da depressão nas escolas da rede pública

04/04/2019 - Ana Clara Cabral

Fazendo uso do tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária dessa quinta-feira, 4, o vereador Jorge Pinheiro (DC) enfatizou a Audiência Pública que aconteceu ontem, na Casa, com a presença de médicos, psiquiatras e psicólogos para a discutir a depressão nas escolas da rede pública e a criação do Abril Blue, mês em que a […]

Fazendo uso do tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária dessa quinta-feira, 4, o vereador Jorge Pinheiro (DC) enfatizou a Audiência Pública que aconteceu ontem, na Casa, com a presença de médicos, psiquiatras e psicólogos para a discutir a depressão nas escolas da rede pública e a criação do Abril Blue, mês em que a campanha de prevenção ao suicídio terá destaque.

Jorge Pinheiro ressaltou a criação do Programa Educar para o Sentido, já em desenvolvimento. Essa é uma medida preventiva que tem como objetivo capacitar os professores da rede pública para identificar comportamento suicida nos estudantes, além de acompanhamento dos adolescentes feito por profissionais, através de logoterapia.

De acordo com o parlamentar, essa doença, tratada como “o mal do século”, será, até 2020, a mais incapacitante do mundo. Ele afirma: “as pessoas precisam ser cuidadas e apoiadas para que a depressão não se torne refratária“.

Saiba um pouco mais sobre os termos citados:

Depressão refratária é quando o paciente não responde mais como o esperado ao tratamento com pelo menos dois medicamentos de classes diferentes, em doses eficazes e por tempo adequado.

Logoterapia é uma abordagem psicoterapêutica que estuda o sentido da vida. Criado pelo psiquiatra vienense Viktor Emil Frankl, com base em suas experiências nas prisões nazistas, a logoterapia é uma linha existencial-humanística .

Foto: Érika Fonseca.