Iraguassú Filho repercute sobre o meio ambiente e seus impactos

30/05/2019 - Rochelle Nogueira

Utilizando a tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, plenário Fausto Arruda, na tarde desta quinta-feira, 30, o vereador Iraguassú Filho (PDT) repercutiu sobre a temática meio ambiente, pauta recorrente do seu mandato. De acordo com o parlamentar, é necessário ressaltar o tema para que as pessoas tenham uma mudança de consciência, de lógica de consumo […]

De acordo com o parlamentar, é necessário ressaltar o tema para que as pessoas tenham uma mudança de consciência, de lógica de consumo e na forma de cuidar do meio ambiente. “Venho aqui fazer uma apresentação que eu tive a oportunidade de fazê-la em nossa audiência pública, semana passada, sobre a questão dos Canudos. Apresentei um PLO nº 366/2018 que estabelece a proibição do fornecimento de canudos plásticos em Fortaleza.Mas, hoje, aqui, quero fazer uma abordagem mais ampla, já que na próxima semana será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho”, atentou o pedetista.

Dando continuidade ao seu discurso, o vereador atentou que é preciso refletir sobre a questão ambiental. “Esta semana tive uma reunião com representantes do Instituto Verde luz, com a vereadora Larissa Gaspar e um representante dos Estados Unidos. Debatemos sobre a situação dos Canudos e também sobre a situação das tartarugas marinhas. “A tartaruga-de-pente está extinção e aqui em Fortaleza é um dos principais locais de reprodução, praia do futuro, local de desova. Boa parte delas não estão tomando o rumo correto devido a falta de iluminação. Quero registrar a recepção do Alfredo coordenador de Iluminação Pública que de pronto se colocaram à disposição para debater e discutir o assunto. O Instituto Verde Luz vai apresentar ideias para mudar o ângulo da iluminação pública na Praia do Futuro”, evidenciou o vereador.

CMFor realizou audiência pública que tratou sobre a proibição de canudos plásticos em Fortaleza

O vereador fez uma apresentação observando os impactos do descarte de canudos plásticos de maneira irregular no meio ambiente. Segundo dados apresentados pelo Departamento de Meio Ambiente do Reino Unido, cerca de 8 milhões de toneladas de lixo são jogados nos oceanos matando cerca de 100 mil animais marinhos por ano. Do montante de todo o lixo, 4 % representam canudos plásticos. O vereador ressaltou para a substituição do produto por itens alternativos.

Foto: Érika Fonseca.