II ComuniCâmara promove um momento de integração com as diversas linguagens na Internet e Assessoria de Imprensa

06/12/2018 - Adriana Albuquerque

O Programa de Capacitação e Formação Continuada promoveu nesta quarta-feira, 5, o II ComuniCâmara com palestras voltadas para os avanços na área da comunicação nas mídias sociais, assessoria de imprensa e marketing político. O momento de integração com comunicadores de Fortaleza resultou em uma troca de experiências diante do movimento de transformação constante da linguagem na […]

O Programa de Capacitação e Formação Continuada promoveu nesta quarta-feira, 5, o II ComuniCâmara com palestras voltadas para os avanços na área da comunicação nas mídias sociais, assessoria de imprensa e marketing político. O momento de integração com comunicadores de Fortaleza resultou em uma troca de experiências diante do movimento de transformação constante da linguagem na internet.

O II ComuniCâmara ofertou quatro palestras que abordaram:  Marketing Político na Era Digital, ministrada por Alison Marques (Comunicação digital de parlamentares e entidades estudantis); O Jornalismo e as Mídias Digitais no Terceiro Setor por Rafael Mesquita (Assessor da FETAMCE); O poder da internet para os profissionais de comunicação ministrada por Lucas Dorini (Operação Nordeste do BPOP); e Assessoria de Imprensa na Era Digital por Mauro Costa (AD2M).

A imersão nas transformações de linguagens na internet colocaram em destaque a utilização das redes sociais como meio de comunicação em massa, com um alcance antes inimaginável. Ao abordar “Marketing Político na Era Digital”, Alison Marques apresentou uma análise sobre imagens de autoridades políticas na internet e como isso ganhou proporção nas eleições de 2018 no Brasil.

Rafael Mesquita ao falar do “O jornalismo e as mídias sociais no terceiro setor” apresentou a atuação do terceiro setor e como as entidades se utilizam das mídias sociais na difusão das suas ações na Internet. O palestrante falou das mudanças nos últimos 25 anos e fez um comparativo com jornalismo empresarial e as entidades não governamentais, apontando as formas de comunicar das ONG’s como um modelo alternativo de comunicação.

A assessora de comunicação, Camila Freitas, destacou a importância de momentos como este proporcionado pela Câmara Municipal de Fortaleza, e como o Legislativo comprometido na capacitação dos servidores e funcionários da Casa. Participando pela segunda vez do ComuniCâmara, Camila Freitas evidenciou a necessidade de atualização constante em relação ao universo da comunicação levando em consideração o aumento do uso das redes sociais.

Abordando “O poder da internet para os profissionais de comunicação” Lucas Dorini ressaltou a importância da presença digital da empresas e como isso tem que ser trabalho junto com as ferramentas de comunicação. Durante a palestra, o publicitário Lucas Dorini frisou a participação da sociedade na comunicação digital, apontando que cerca de 89% das pessoas conectadas na internet utilizam como meio de acesso o Smartphone. Neste contexto Lucas Dorini reforçou o planejamento da utilização das mídias digitais na divulgação de empresas e que a versão mobile sempre deve ser pensada de maneira prioritária.

Mauro Costa falou sobre a exposição desnecessária e a necessidade da escuta ativa. “Nós comunicadores precisamos conhecer esse jogo”, apontou. Com foco no “furacão de informações”, Mauro Costa reforçou o papel da assessoria de imprensa na construção da identidade dos assessorados e como o planejamento das ações se mostra primordial na execução dos projetos. “A tecnologia da informação vem pra transformar e propõe novos desafios”, atentou.

O diretor Geral da CMFor, Robson Loureiro destacou o Programa de Capacitação e Formação no incentivo e valorização dos servidores e funcionários da Casa, impulsionando a busca por aperfeiçoamento nos processos desenvolvidos pela CMFor. Agradecendo a participação de jornalistas atuantes em diversas áreas, Robson Loureiro falou sobre a integração entre o Legislativo e as diversas forma de comunicação.

O diretor da TV Fortaleza, Demóstenes Batalha, reafirmou o compromisso da Câmara no engajamento dos profissionais no universo das mídias digitais. O diretor da TV Fortaleza destacou as novas formas de comunicar e como isso está relacionado com o dia a dia dos meios de comunicação do Legislativo.