Evaldo Lima repudia descaso de Bolsonaro com a Amazônia

22/08/2019 - Ana Clara Cabral

Pelo tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quinta-feira, 22, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) foi à tribuna repudiar a gestão do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e seu descompromisso com o Meio Ambiente. O parlamentar destacou a notícia de hoje sobre o aumento de 82% de desmatamento da Amazônia em um ano. […]

22.08.2019

Pelo tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quinta-feira, 22, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) foi à tribuna repudiar a gestão do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e seu descompromisso com o Meio Ambiente. O parlamentar destacou a notícia de hoje sobre o aumento de 82% de desmatamento da Amazônia em um ano. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), esta é a maior alta e também o maior número de registros em 7 anos no Brasil.

Evaldo Lima argumentou que a atual situação deve-se ao incentivo à mineração em terras indígenas. “O presidente, junto ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está conseguindo acabar com o Fundo Amazônia. Noruega, responsável por 93,3% do Fundo, já retirou o apoio”, contestou. Em poucos dias o Brasil perdeu R$155 milhões da Alemanha e R$130 milhões da Noruega. O Fundo Amazônia é maior programa de combate ao desmatamento e desenvolvimento sustentável do país.

De acordo com o vereador, o presidente cumpre a função de representar os latifundiários, mas não tem a noção de que a situação pode impactar inclusive o agronegócio do Brasil. “Bolsonaro está desmoralizando o país e abrindo espaço para oportunistas irresponsáveis que defendem a internacionalização da Amazônia brasileira. Não podemos permitir. A Floresta Amazônica é um dos maiores patrimônios do Brasil”, finalizou.

Foto: Érika Fonseca