Evaldo destaca luta nacional em defesa da Educação

02/10/2019 - Anna Regadas

O vereador Evaldo Lima (PCdoB), utilizando o tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira, 2, destacou a luta nacional em defesa da Educação, que mobiliza o país todo contra os cortes de mais de R$ 6 bilhões feitos pelo Ministério da Educação no orçamento destinado às universidades federais, aos recursos de pesquisas científicas […]

O vereador Evaldo Lima (PCdoB), utilizando o tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira, 2, destacou a luta nacional em defesa da Educação, que mobiliza o país todo contra os cortes de mais de R$ 6 bilhões feitos pelo Ministério da Educação no orçamento destinado às universidades federais, aos recursos de pesquisas científicas e à educação pública. As manifestações acontecem hoje e amanhã, 3.

“Será uma grande paralisação nacional dos atores da educação contra os projetos desse governo que quer acabar com a autonomia universitária, com a liberdade de cátedra, com o livre pensamento e a liberdade de expressão”, ressaltou.

O parlamentar elencou dez motivos para a população se juntar na luta em defesa da Educação, como os cortes orçamentários feitos pelo governo; a perda de autonomia universitária, a precarização do trabalho, os cortes de bolsas de pesquisa. Além do uso de fake news que atinge a educação, a perseguição ideológica com alguns professores, a redução de salários e demissão de profissionais, bem como a perda do caráter público e social e a desigualdade de investimento por conta do programa Future-se. Por último a reforma da previdência, que prevê a ampliação da idade mínima para aposentadoria e reduz benefícios.

“Bolsonaro interferiu na escolha de seis reitores, nomeando os menos votados pela comunidade universitária, implantou o programa Future-se e vai exigir a contratação de professores sem concursos públicos e via CLT. O presidente escolheu a educação como principal inimiga, dizendo que as universidades são lugares de balbúrdias e desde o início persegue e ameaça professores de acordo com linha de pesquisa e disciplina que ministram. Por tudo isso vamos paralisar o país hoje e amanhã em defesa da educação”, afirmou.

Foto: Érika Fonseca.