Evaldo destaca compromisso da gestão com educação inclusiva

23/04/2019 - Anna Regadas

Pelo tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária desta terça-feira, 23, o vereador Evaldo Lima (PCdoB), fazendo menção ao Dia Nacional da Educação de Surdos, comemorado hoje, destacou o compromisso do prefeito Roberto Cláudio (PDT) com a educação inclusiva. O parlamentar citou como marco dessa política na capital cearense, a criação da Escola Municipal de […]

O parlamentar citou como marco dessa política na capital cearense, a criação da Escola Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Matos, que surgiu da mobilização da comunidade surda e foi concretizada através de um projeto de sua autoria, em novembro de 2018.

“O nosso projeto previa o acesso dos surdos às duas línguas no contexto escolar, a de Libras, como primeira língua, e o português como segunda, e o prefeito teve essa sensibilidade. O nome da Escola presta uma homenagem a um grande lutador da causa, que foi o primeiro presidente da Associação de Surdos do Ceará, Francisco Suderland e também foi uma iniciativa do nosso mandato”, ressaltou.

Escola Municipal de Tempo Integral Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Matos

Localizada no bairro Itaperi, a Escola conta com 86 alunos, entre surdos, ouvintes e crianças com algum tipo de deficiência cognitiva, em turmas de Infantil IV e V, além do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Todos os alunos têm acesso à educação bilíngue, em tempo integral, que promove a formação adequada, no tempo certo, com acesso a práticas de lazer, cultura e imersão em um convívio que promove o sentido de empatia, socialização e inclusão social.

Foto: Érika Fonseca.