Dr. Eron repudia fala de Bolsonaro sobre o patrono da educação brasileira

02/05/2019 - Ana Clara Cabral

Pelo tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária dessa quinta-feira, 2, o vereador Dr. Eron Moreira (PP) destacou o artigo O Patrono Vive, do Blog do Eliomar, que comenta a entrevista do presidente Bolsonaro à criança Esther Castilho. De acordo com o vereador, na entrevista, Jair Bolsonaro sugere a mudança do patrono da educação brasileira, […]

Pelo tempo do Pequeno Expediente, na sessão ordinária dessa quinta-feira, 2, o vereador Dr. Eron Moreira (PP) destacou o artigo O Patrono Vive, do Blog do Eliomar, que comenta a entrevista do presidente Bolsonaro à criança Esther Castilho. De acordo com o vereador, na entrevista, Jair Bolsonaro sugere a mudança do patrono da educação brasileira, atualmente Paulo Freire, e levanta a possibilidade da criança assumir o posto.

O parlamentar afirmou que patronos da educação brasileira são considerados os mais notáveis pensadores na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento Pedagogia Crítica. Ele explicou sobre Paulo Freire: “seu viés didático está alicerçado no entendimento crítico de que o aprendiz assimilaria o objeto de estudo utilizando uma prática de dialética nativa, dentro de sua própria realidade.” E conclui citando o atual patrono: “o educando criaria sua própria educação fazendo do seu caminho o seu próprio aprendizado, e não seguindo um já construído”.

Dr Eron criticou: “no momento em que qualquer pessoa desqualifica e nega Paulo Freire, o faz pela ignorância. O patrono me representa e representa o lume do caminho libertador da escravidão educacional, do desconhecimento, desinformação e alienação cultural”. Finalizando, o vereador ressalta que “não podemos nos calar diante desse premeditado golpe, representa uma bandeira perigosa e uma guerra ideológica, fruto do projeto de governo do atual presidente.”

Foto: Érika Fonseca.