Dr. Eron apresenta Boletim Epidemiológico de HIV/AIDS no Ceará

28/08/2019 - Anna Regadas

O vereador Dr. Eron (PP) utilizou a tribuna na manhã desta quarta-feira, 28, pelo tempo do Grande Expediente para apresentar o Boletim Epidemiológico de HIV/AIDS do ano de 2018 no Estado do Ceará. Eron reforçou o compromisso da Frente Parlamentar da Luta contra a AIDS da Câmara Municipal de Fortaleza, na promoção de ações voltadas […]

28.08.2019

O vereador Dr. Eron (PP) utilizou a tribuna na manhã desta quarta-feira, 28, pelo tempo do Grande Expediente para apresentar o Boletim Epidemiológico de HIV/AIDS do ano de 2018 no Estado do Ceará. Eron reforçou o compromisso da Frente Parlamentar da Luta contra a AIDS da Câmara Municipal de Fortaleza, na promoção de ações voltadas para a prevenção, combate e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes com HIV.

Segundo o parlamentar, o objetivo é que a Frente elabore estratégias a fim de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e os riscos da doença. A ideia é realizar uma parceria com os profissionais médicos, psicológicos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais para que eles possam desenvolver aulas ou palestras educativas nas escolas municipais.

Conforme o boletim, no Brasil, atualmente 75% das pessoas vivem com o vírus e conhecem o estado sorológico. Mas a meta do governo do Ceará é viabilizar que, até 2020, 90% das pessoas com HIV positivo sejam diagnosticadas, que 90% dessas pessoas recebam tratamento e que 90% alcancem a carga viral indetectável (estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter qualidade de vida sem manifestar os sintomas da aids).

Segundo Eron, hoje, todas as unidades de saúde de Fortaleza estão preparadas para ofertar o teste rápido da doença, o que reflete no aumento do número de testes realizados. “Em 2016, foram realizados 54.376 testes rápidos de HIV, enquanto que em 2017 foram 172.578. Isso representa um incremento de 217% na oferta de testes rápidos para o diagnóstico da doença”, apontou.

No Ceará, foram notificados 20.226 casos de AIDS e 9.162 casos de HIV entre os anos de 1983 (ano de diagnóstico do primeiro caso de AIDS do Ceará) a novembro de 2018. Os dados mostram, que de 2008 a novembro de 2018, foram notificados no Sinan 8.585 casos de infecção pelo HIV. A taxa de detecção em adultos passou de 1,8 casos (/100 mil hab.) em 2008 para 19,6 casos em 2017. No período analisado, também foram notificadas 2.689 gestantes infectadas com o HIV, o que representa uma tendência de aumento nos últimos anos.

De 2008 a novembro de 2018, o boletim identificou no Ceará 10.150 casos de AIDS. Nos últimos 5 anos, em média, foram 990 novos casos registrados anualmente. Os números revelam ainda que os casos triplicaram na faixa etária de 15 a 19 anos, e duplicaram na faixa de 50 a 59 anos.

De acordo com o vereador Dr. Eron, a incidência de casos nos jovens mostram que é necessário a realização de ações de conscientização voltadas para esse público. “Conversei com o presidente Antônio Henrique e ele vai dar todo o apoio à Frente, inclusive disponibilizando as unidades móveis. E nós vamos realizar esse trabalho de conscientização dos jovens nas Escolas de Fortaleza”, ressaltou.

Confira o Boletim Epidemiológico de HIV/AIDS no Estado do Ceará completo clicando aqui.

Foto: Érika Fonseca