Dialogando sobre Vidas: prevenção, tratamento e reinserção

28/06/2019 - Adriana Albuquerque

Em um ciclo de conversa sobre o enfrentamento às drogas, a Câmara Municipal de Fortaleza colocou em destaque a política de prevenção e tratamento da dependência química, e como a sociedade vem trabalhando essa questão. Uma ação em referência a Semana Nacional de Prevenção e Enfrentamento às Drogas, o “Dialogando sobre Vidas” recebeu o Pastor […]

Em um ciclo de conversa sobre o enfrentamento às drogas, a Câmara Municipal de Fortaleza colocou em destaque a política de prevenção e tratamento da dependência química, e como a sociedade vem trabalhando essa questão. Uma ação em referência a Semana Nacional de Prevenção e Enfrentamento às Drogas, o “Dialogando sobre Vidas” recebeu o Pastor Nelson Massambani, integrante do Conselho Interinstitucional de Políticas Públicas sobre Drogas do Ceará e responsável pelo CR (Celebrando a Restauração da IBC – Igreja Batista Central), e Ricardo Marques, neurocientista e professor universitário de Psicopatologia e Neurobiologia dos Transtornos Emocionais.

O presidente do Legislativo, Antônio Henrique (PDT), ressaltou a importância do engajamento de toda a sociedade no combate às drogas. “Estamos na Semana Nacional de Enfrentamento sobre Drogas e a Câmara Municipal, sendo a Casa do Povo, não poderia ficar de fora desta discussão e exatamente por este motivo que nós trouxemos aqui pessoas com experiências e que tem o envolvimento com a questão”, ressaltou o parlamentar.

Durante as palestra, o professor e neurocientista Ricardo Marques falou sobre a importância do diálogo no enfrentamento as causas da dependência química, reforçando o papel da família e dos valores sociais no tratamento da problemática. “Com a ausência do dialogo faz com que os jovens e as crianças busquem alternativas para a suprir as suas necessidades. Essa falta de diálogo entre os pais, filhos e educadores, torna as relações superficiais. Acredito num trabalho integrado, com várias frentes de intervenção, e que essa combinação de várias ações irá diminuir os índices de reincidência no uso de drogas, ou seja, uma abordagem integrativa com várias frentes de trabalho com mesmo individuo”.

Na sua fala, o pastor Nelson Massambani, destacou a trajetória com a dependência química, começando com a histórico familiar no uso de álcool e remédios inibidores de apetite (metanfetaminas), passando por internações psiquiátricas. “Se você não trata hoje da prevenção, você vai colher frutos muito ruins daqui 10 ou 15 anos. Entendo que nós precisamos conversar sobre isso com base na Política Nacional que trata da prevenção, de começarmos nas escolas, adequando esse conhecimento às crianças e adolescentes, ofertando uma informação clara aos jovens”, atentou o palestrante.

Outro ponto evidenciado por Nelson Massambani foi uma abordagem intersetorial das políticas de prevenção aos uso de drogas, reforçando a atuação de entidades anonimas e o papel do poder público no incentivo as ações realizadas por essas instituições, destacando o trabalho do Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA).

Pastor Nelson Massambani pediu que todos fizessem a Oração durante o momento da palestra.

O momento contou com a participação dos vereadores Sargento Reginauro (sem partido) e Jorge Pinheiro (DC); e do secretário-adjunto da Política sobre Drogas, Erasmo Lenz; e a apresentação dos alunos de música do Cuca Mondubim.

Palestra: Dialogando sobre Vidas
Fotos: Evilázio Bezerra