Dia do Perito Criminal foi comemorado em sessão solene na CMFor

04/12/2019 - Rochelle Nogueira

Em alusão ao Dia do Perito Criminal, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou na tarde desta quarta-feira (4), no plenário Fausto Arruda, uma sessão solene em prol da categoria. O vereador Dummar Ribeiro (Cidadania) foi o propositor da solenidade, requerimento n° 5925/2019. “Hoje estamos realizando esta sessão solene, pois, hoje, 4 de dezembro, é o […]

“Hoje estamos realizando esta sessão solene, pois, hoje, 4 de dezembro, é o Dia do Perito. A perícia criminal é de importância muito grande, principalmente para o Estado no setor pericial do dia a dia, como também na elucidação de diversos crimes. Uma função de grande relevância. Uma sessão dessa é uma oportunidade da sociedade conhecer a Perícia Forense do Estado do Ceará”, disse o vereador Dummar Ribeiro parlamentar representante da categoria na Casa Legislativa.

Ao todo, no Estado do Ceará, 396 peritos fazem parte da categoria, sendo: 81 adjuntos, 106 criminais, 48 legistas e 161 médicos. Para o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais de Natureza Criminal do Estado do Ceará, Tácio Pinheiro Bezerra, a data representa muito para a categoria .”Hoje é um dia festivo pra gente. Nós celebramos o Dia do Perito Oficial de Natureza Criminal. Pra gente, é muito bom vir a esta Casa Legislativa e poder chegar mais perto da população e mostrar um pouco do nosso serviço”, atentou o servidor.

Homenageados

1. Hugo Nascimento de Alcântara – Perito Criminal – primeiro presidente do Sindiperitos;
2. José Mário de Lima Júnior – Médico Perito Legista – Presidente da Associação dos Médicos Peritos Legista do Estado do Ceará;
3. Mayane Emanuela Melo Lopes Martins – Perita Legista – Farmácia. Presidente da Associação Cearense de Criminalística.

Composição da Mesa

• Vereador Dummar Ribeiro (Cidadania);
  • Vereador Gardel Rolim (PDT);
  • Coronel Paulo Sérgio Braga Ferreira – Secretário Executivo;
  • Antônio Macedo Lima – Perito Geral;
  • Hugo Nascimento de Alcântara: primeiro presidente do Sindiperitos;
  • Tácio Pinheiro Bezerra; presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais de Natureza Criminal do Estado do Ceará;
  • José Cordeiro Júnior – Perito;
  • Mayane Emanuela Melo Lopes Martins – Perita Legista – Farmácia. Presidente da Associação Cearense de Criminalística.

Dia do Perito Criminal

O Dia do Perito Criminal também serve para conscientizar a sociedade sobre a grande importância que este trabalho técnico possui para a resolução dos crimes. As provas recolhidas pela equipe da perícia criminal têm tanta importância que não são descartada nem quando o réu confessa o crime. O perito é responsável pelo levantamento de evidências que possam solucionar a cena de um crime, como impressões digitais, exame de provas laboratoriais específico em objetos encontrados, reconstituição da cena do crime, analise das armas utilizadas, exames no corpo da vítima, entre outras investigações.

A origem do Dia do Perito Criminal O Dia do Perito Criminal é comemorado em 4 de dezembro em homenagem ao patrono da perícia criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho, que nasceu nesse mesmo dia. Otacílio Filho morreu tragicamente em 1976, após cair de um penhasco em Minas Gerais, enquanto participava de uma investigação sobre duas mortes que haviam ocorrido naquele local. A Associação Brasileira de Criminalística – ABC aprovou a data como o dia D do Perito Criminal Oficial durante o IV Congresso Nacional de Criminalística.

Acompanhe a sessão solene em nosso canal do YouTube?

Fotos: Evilázio Bezerra.