Comissão do Meio Ambiente discute desmatamento no Parque Manibura

28/08/2019 - Ana Clara Cabral

Na manhã desta quarta-feira, 28, a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Habitação, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana se reuniu para discutir o caso de desmatamento em local cedido pela Prefeitura ao Instituto do Coração da Criança e do Adolescente (Incor Criança), no bairro Parque Manibura. Na ocasião, foram recebidos representantes da Regional VI, Agência de Fiscalização […]

28.08.2019

Na manhã desta quarta-feira, 28, a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Habitação, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana se reuniu para discutir o caso de desmatamento em local cedido pela Prefeitura ao Instituto do Coração da Criança e do Adolescente (Incor Criança), no bairro Parque Manibura. Na ocasião, foram recebidos representantes da Regional VI, Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), além de militantes da causa ambiental.

De acordo com a reivindicação de moradores da região e biólogos, a causa é nobre, mas é preciso preservar a vegetação do local. A SEUMA concordou que não foi respeitado o processo de licenciamento para o arranque das árvores e que medidas devem ser pensadas para que não haja uma maior consequência no microclima do local. O terreno fica situado no quadrilátero formado pelas ruas João Regino com Lourival Correia Pinho e João Alves de Albuquerque com Nubia Barrocas.

O vereador Mairton Félix (PDT), presidente da Comissão, explicou sobre a situação: “já foi feita a visita ao local e vimos as consequências. A construção do hospital iniciou sem o licenciamento de nenhum órgão público. Nós mostramos a situação hoje e os órgãos fiscalizadores tomarão as devidas providências”. Guilherme Sampaio (PT), presente na reunião, completou: “nós estamos ao lado dos moradores e vamos cobrar que ao menos seja feito o replantio”. Os vereadores Joaquim Rocha (PDT), Libania (PR), Esio Feitosa (PDT), estiveram presentes a reunião.