Comissão de Saúde realiza reunião ordinária para apreciar matérias

20/06/2017 - Silmara Cavalcante

Na manhã desta terça-feira, 20, a Comissão de Saúde e Seguridade Social reuniu-se para apreciar cinco projetos de Lei e três projetos de indicação. Os projetos são de autoria dos vereadores: Larissa Gaspar (PPL); Jorge Pinheiro (PSDC); John Monteiro (PDT); Elpídio Nogueira (licença); Cláudia Gomes (PTC); Iraguassú Teixeira (Legislatura passada); Salmito Filho (PDT) e Márcio […]

Comissão de Saúde – Foto: Silmara Cavalcante

Na manhã desta terça-feira, 20, a Comissão de Saúde e Seguridade Social reuniu-se para apreciar cinco projetos de Lei e três projetos de indicação. Os projetos são de autoria dos vereadores: Larissa Gaspar (PPL); Jorge Pinheiro (PSDC); John Monteiro (PDT); Elpídio Nogueira (licença); Cláudia Gomes (PTC); Iraguassú Teixeira (Legislatura passada); Salmito Filho (PDT) e Márcio Cruz (PSD). Todos foram aprovados.

O projeto de indicação n° 142/16, de autoria do vereador e presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho (PDT), autoriza o Chefe do Poder Executivo a realizar a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na comunidade do Dendê, localizada no bairro Edson Queiroz.

Em justificativa a sua proposição, Salmito ressalta que a comunidade está inserida em um contexto de vulnerabilidade social histórica, e que apesar dos avanços no desenvolvimento da região, essa situação acaba por afetar diretamente na saúde das pessoas que residem na região.

“Assim justifica-se, portanto, a implantação de uma UPA no local, para atender melhor a demanda por serviços de saúde da localidade. As Unidades de Pronto Atendimento funcionam 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, tendo por característica principal o atendimento aos casos mais urgentes, um atendimento emergencial qualificado. As UPAs trouxeram um salto na qualidade no atendimento de saúde no Município de Fortaleza, diminuindo o fluxo dos grandes hospitais da cidade. A UPA inova ao oferecer uma estrutura simplificada que tem exames e serviços importantes à disposição dos pacientes, como raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nessas unidades os médicos prestam socorro, fazem o devido atendimento e detalham o diagnóstico, posteriormente encaminhando o paciente, se necessário, a um hospital de Fortaleza”, disse vereador Salmito Filho.

Silmara Cavalcante
Fone: +55 85 3444.8304