Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

17/10/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quarta-feira (17) Sessão Solene em homenagem ao Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. A homenagem foi proposta pelos vereadores Cláudia Gomes (PTC) e Gardel Rolim (PPL). A sessão foi presidida pela vereadora Cláudia Gomes, representando no ato, o presidente da Casa Legislativa, vereador Salmito Filho (PDT). A […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta quarta-feira (17) Sessão Solene em homenagem ao Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. A homenagem foi proposta pelos vereadores Cláudia Gomes (PTC) e Gardel Rolim (PPL). A sessão foi presidida pela vereadora Cláudia Gomes, representando no ato, o presidente da Casa Legislativa, vereador Salmito Filho (PDT).

A mesa foi composta por Marcílio Gomes, secretário adjunto das Cidades; Ricardo Lotif, presidente do Crefito 6; Arismênia Lima, presidente da Associação dos Terapeutas Ocupacionais Região Ceará (ABRATO-CE); Mário Amorim, presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado do Ceará; Ana Cristhina Oliveira Brasil de Araújo, representando o Curso de Fisioterapia da Unifor e ex-vereadora da Casa; Ruthmar Xavier, fisioterapeuta e ex-vereadora de Fortaleza e pelo vereador Gardel Rolim.

Em sua saudação aos presentes, a vereadora Cláudia Gomes, destacou que nesse mês de outubro, no dia 13 comemora-se o dia do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. “Hoje vemos a grande importância e necessidade do trabalho desses profissionais que levam qualidade de vida para as pessoas. Com dedicação e amor ultrapassamos as barreiras e encontramos saídas para trazer de volta a saúde do paciente. Temos muitas histórias de superação devido ao nosso trabalho. Mas ao mesmo tempo que comemoramos, quero aqui protestar contra o desrespeito ao piso salarial da categoria. Aqui registro a minha indignação. É uma situação inaceitável. Nos preparamos durante anos, na graduação, na pós-graduação e em cursos de atualização para atender melhor os pacientes que merecem nosso carinho e profissionalismo”, pontuou, afirmando que não poderia deixar de falar da luta pela valorização das profissões. “A indignação não é só minha, mas de todos, com relação também aos repasses dos planos de saúde”, frisou.

 

Cláudia passou a fazer uma prestação de contas de sua atuação na Câmara em prol das duas categorias. Destacou a Lei 10.201 que torna obrigatória de 2014 a identificação do número do CREFI, em folders, cartazes e panfletos dos profissionais que farão algum atendimento ao público.  Citou a Lei 10.728, deste ano, que institui 30 de setembro, como dia do diagnóstico e prevenção de doenças reumáticas.

Deu destaque ainda os projetos: que instituiu 1º de outubro, Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta ocupacional; o que cria a semana de orientação postural nas instituições de ensino; o que determina a implantação de pilates nas praças na cidade de Fortaleza; o que obriga a contratação de fisioterapeuta para plantão noturno no Centro de Atendimento Intensivo do IJF para dar atendimento 24 horas. Outro projeto, citado por ela, dispõe sobre a inclusão de fisioterapeuta nas instituiçõe de ensino de Fortaleza. Outro projeto que se tornou lei foi o de 2013, que trata da inclusão de fisioterapeuta nos CUCAs.

Cláudia apontou ainda outras conquistas, como a realização de concurso para provimento do quadro de todos profissionais de fisioterapia, que aconteceu em 2016; a gratificação dos profissionais do IJF e recentemente o direito de incluir no concurso dos CAP’s mais 4 vagas para terapia ocupacional. “Quero parabenizar todos vocês pelo trabalho, nossas mãos transformam a vida.

O vereador Gardel Rolim falou em seguida e disse que a casa tem um histórico de defesa da profissão, sempre com parlamentares que atuam na área. “É uma honra realizar essa homenagem. Aquilo que aprendi e construí na minha vida anos atrás com a fisioterapia, hoje posso vir aqui para devolver de alguma forma. Apesar de estar afastado dos atendimentos, devido minha atuação no parlamento, digo que a fisioterapia está entranhada na minha alma. Foi lá que tive contato com o SUS, que aprendi a defender o sistema mais inclusivo do mundo. É essa luta que trago e tenho sido um defensor de uma saúde com mais qualidade e que atenda os anseios dos que mais precisam. Nós seremos uma das profissões mais importantes dos próximos 50 anos, com a maturidade que o Brasil terá e o envelhecimento da população, os fisioterapeutas serão os profissionais mais solicitados”, ressaltou.

Disse que ao lado da vereadora Cláudia Gomes tem somado muito com a apresentação de vários projetos em conjunto. “Temos buscado fazer a inclusão dos profissionais onde entendemos que cabe. Não é fácil, não é simples, mas temos ocupado sim mais espaços”, relatou.

 

Em seguida foram feitas homenagens com a entrega de certificados presenciais a: Francisca Ozanira Torres Pintos de Aquino e José Bezerra Góes Neto (homenageados da vereadora Cláudia Gomes); Flávio Feitosa Pessoa Carvalho e Ítala de Brito Oliveira (homenageados do vereador Gardel Rolim) e Maria Virgínia Fernandes de Queiroz, homenageada pelos dois parlamentares.

Flávio Feitosa falou em nome dos homenageados. “Graças a Deus estou aqui após passar por uma situação de saúde difícil, hoje poderia ser uma homenagem póstuma. Quando estava naquela situação e como trabalhei muito em terapia intensiva, sabia que estava muito grave e chamei os meus colegas para dizer que já tinha dado minha contribuição em vida. Mas os profissionais fizeram a diferença, minha família, meus ex-alunos, as orações. Agradeço a todos. Lá fiquei dois meses. Quando fui receber meu prontuário, uma pessoa me chamou e disse que queria me conhecer, pois quando eu estava internado eram muitas pessoas para cuidar de mim e me visitar. Não sabia que era tão querido”, expôs.

“Quero falar dos demais homenageados.  Com Virgínia trabalhei na colônia Antônio Diogo.Você merece todas as homenagens; Góes, o pequeno homem grande, tem um conhecimento incrível, repassa a todos os fisioterapeutas, o que você tem de maior valor você repassa, um guerreiro e lutador. Eu amo a fisioterapia e adoro a terapia ocupacional e sei que o trabalho de vocês fará a diferença. A todos, meu muito obrigado!”. Em seguida foi apresentado um vídeo do Crefito 6.

Falou Arismênia Lima, presidente da Abrapo-CE. “Falar sobre a terapia ocupacional seria prolongar muito,  mas quero parabenizar a todos nós e dizer que hoje é um momento de muita gratidão por nossa conquista em 2018, que foi a abertura do curso de terapia ocupacional.  Uma luta de anos e anos. Quero agradecer aos muitos profissionais que estavam envolvidos e principalmente ao governador Camilo Santana que se sensibilizou com nossa reivindicação. Ficamos gratos e felizes. Quero parabenizar todos os presentes pela dedicação e o amor aos pacientes”.

O último orador foi o presidente do Crefito-6, Ricardo Lotif, que fez um agradecimento a vereadora Cláudia Gomes pelo trabalho aguerrido e tantos projetos propostos. “Esses momentos de homenagens é para prestar contas mesmo. Muitos não sabem e as vezes a  informação une mais pessoas para lutar juntos. Quem está no mandato legislativo, sabe a guerra que é.  Quero parabenizar a todos presentes. Nesse ano, o Conselho faz 30 anos, como a Constituição também e o SUS. É uma conquista do povo e para o povo. Se ele tiver algum tipo de arranhão ou bloqueio no SUS, todos vão sofrer. O Governo do Estado criou o Curso de Terapia Ocupacional da UECE, luta de 13 anos. A Prefeitura abriu vagas no CAPs, isso é para os que dizem que os governos não fazem nada e o conselho não cobra”,  disse.

Lofti disse que neste ano o CREFITO tem várias ações. “32 prefeituras estão sendo acionadas por irregularidades, acionamos estagiários, falsos profissionais, isso é um trabalho de 30 anos, que fez todo esse alicerce para estarmos aqui. No dia 10, vamos realizar o Café com História, onde teremos uma homenagem na sede do Crefito; no dia 24, outra homenagem como essa na Assembleia Legislativa. O Crefito não é só órgãos fiscalizador, mas leva a profissão para o povo, é uma profissão do futuro, do presente”, concluiu.