Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos Psicólogos e Nutricionistas

30/08/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

Sessão Solene foi realizada nesta sexta-feira (30) no plenário Fausto Arruda, em comemoração aos dias do Psicólogo e do Nutricionista, comemorados nos dias 27 e 31 de agosto, respectivamente. A homenagem teve como proponente o vereador Plácido Filho (PSDB), através do requerimento 10/2019, subscrito Guilherme Sampaio (PT) e Evaldo Lima (PCdoB), e aprovado por unanimidade […]

Sessão Solene foi realizada nesta sexta-feira (30) no plenário Fausto Arruda, em comemoração aos dias do Psicólogo e do Nutricionista, comemorados nos dias 27 e 31 de agosto, respectivamente. A homenagem teve como proponente o vereador Plácido Filho (PSDB), através do requerimento 10/2019, subscrito Guilherme Sampaio (PT) e Evaldo Lima (PCdoB), e aprovado por unanimidade pelo plenário do Legislativo. A sessão foi presidida pelo autor do requerimento, no ato representando o presidente da Câmara, Antônio Henrique.

A mesa de honra contou com as presenças das seguintes personalidades: presidente do Conselho Regional de Psicologia, Diego Mendonça Viana; delegada do Conselho Regional de Nutrição, Patrícia Teixeira Limaverde; representando o Sindicato de Nutrição, Renata Avelar; coordenadora do curso de Nutrição da UniAteneu, Annunziata Cunto de Vasconcelos; representando o Centro de Ciências de Saúde da Unifor, Hermes Fernandes de Sousa; professora na Uninassau, nutricionista Mariana Carvalho e a professora da UniAteneu, psicóloga Helena Campelo.

Abrindo a solenidade foram apresentados vídeos em homenagem aos Psicólogos e aos Nutricionistas. Em sua saudação aos presentes, o vereador Plácido Filho disse que para comemorar o dia do psicólogo e nutricionista solicitou a presidência da Câmara a realização da sessão para homenagear todos os profissionais das duas áreas de conhecimento, que apesar de separadas no contexto acadêmico, estão unidas no cuidado do ser humano. “A psicologia trata da mente e a nutrição da alimentação. As vezes tecemos a vida despercebidos, acumulando funções e colocando problemas para baixo do tapete. Descontando frustrações na comida. Por isso, muitos acabam acometidos de doenças. Por isso precisamos cada vez mais nesse mundo dos psicólogos e nutricionistas para cuidar do corpo e da mente”.

Ressaltou que desde Roma antiga o cuidado com o corpo e a mente era praticada. “Mente sana e corpore sano, é um provérbio que mostra a importância que os romanos davam a saúde física e mental. É preciso sentir-se bem consigo próprio e com os que lhes rodeiam. A psicologia está sempre presente no sucesso e no fracasso. E a Nutrição é o processo de concessão dos nutrientes aos serem vivos e a ciência que investiga a alimentação e as causas das doenças”, frisou.

Destacou que a homenagem é para psicólogos e nutricionistas que fazem uma verdadeira arte em prol da saúde das pessoas. São profissionais que cuidam da mente e fazem planos alimentares, transformando nutrientes em medicamentos. Vocês são capazes de curar o mundo. E aqui meu pedido para que continuem transformando o mundo que vivemos em um lugar melhor. A vocês o meu muito obrigado!”, concluiu.

Em seguida, foram entregues certificados comemorativos aos nutricionistas: Danielle Lodetti de Jesus; Valder Luiz Marcos Capistrano Júnior, representado por sua esposa Vanessa Colares; Emanuele Barbosa Santos; Bruna da Luz Martins de Andrade; Carlinda Ferreira Bezerra, Daniel Coimbra, Rafaele de Azevedo Santiago e Caroline Reinaldo Pontes. E aos psicólogos: Rosita de Lima Paraguassú; Patrícia Passos Sampaio; Terezinha Façanha Elias; Cybele Ribeiro Espíndola; Ana Cláudia Coelho Brito; Felipe Lustosa Leite; Luciana de Sousa Rodrigues Magalhães; Veriana de Fátima Rodrigues Colaço; Alessandra da Silva Xavier.

Em nome dos homenageados da área de Psicologia falou Alessandra Silva Xavier. “Me sinto extremamente lisonjeada, nãos sei se essa homenagem é por ser uma das fundadoras do curso de psicologia da Uece, ou por implantado mais de 25 ações contra suicídio aqui em Fortaleza, queé minha área de estudo. Mas essa é uma oportunidade de se falar sobre psicologia. Cada vez mais a Organização Mundial de Saúde tem verificado o crescimento de uma epidemia global. Temos mais de 300 milhões de pessoas no mundo com quadro de depressão. No Brasil temos mais de 11 milhões, é o mais alto índice de ansiedade no mundo. O índice de incapacidade devido as questões como solidão, desesperança, baixa autoestima, e vida baseada no consumo, que impede que as pessoas se conheçam são questões a serem combatidas. Há um vazio, uma perda de sentido da vida. No campo cultural o que vemos são conflitos de intolerância, perda da questão existencial” avalia.

Pontua que o ser humano tem que se conscientizar que ele é importante do jeito que ele é. “Temos que fortalecer a rede de atendimento e realizar concursos para psicólogos para o setor público. Estamos presentes onde há ser humano. O cuidar é uma experiência absurdamente de conexão entre os seres humanos. Mas o quadro é preocupante, pois temos um suicídio a cada 40 segundos no Brasil. Em Fortaleza temos um suicídio por dia. E em todas as ações para combater essa situação precisamos de psicólogos e do poder publico,” avalia.

Em seguida falou, Daniel Coimbra em nome dos nutricionistas. “Quero agradecer o vereador Plácido pela homenagem. É lindo ver o quento é respeitada a nutrição hoje, na área acadêmica, clínica, esportiva. Quero ser grato aos nossos grandes mestres e pessoas que nos auxiliaram a sermos hoje vitoriosos. A ansiedade, a depressão e obesidade são doenças crescentes no mundo, ocasionadas por uma mudança no padrão alimentar. Nossa alimentação hoje é baseada em embutidos, e alimentos processados. As redes sociais também têm aumentado índices de depressão e alteração de padrões do sono. O problema não são só obesidade e ganho de peso. São mais de 60 comorbidades relacionadas. Nossa população está adoecendo e padecendo. Nós não estamos só no tratamento, mas no processo de cuidado e na prevenção. Lutamos para o nutricionista está nas escolas, pois isso acarretará redução de custos com a saúde. No final quero ser grato de te sido escolhido para ser porta-voz da profissão que tanto amo”, enfatizou.

Falou ainda o presidente do Conselho Regional de Psicologia, Diego Mendonça. “Quero ser grato ao vereador Plácido, por dar visibilidade as duas profissões e parabenizar os homenageados pela trajetória. Hoje é um dia de celebrar as caminhadas. A psicologia é profissão jovem em regulamentação 57 anos, mas é uma profissão centenária no país. Hoje é um dia de celebrarmos o que ainda temos que fazer. Essa energia que nos move é de mudança na sociedade. A psicologia tem crescido com dificuldades, mas não podemos esquecer que cada passo que damos é sólido na melhoria da sociedade. Em nome do Conselho, quero ser grato a cada um de vocês que fazem a profissão. No Ceará são mais de 9 mil e no Brasil mais de 200 mil. Deixo meu obrigado por esse espaço!”, frisou.

Patrícia Teixeira Limaverde, delegada do Conselho de Nutrição, encerrou os pronunciamentos da noite. “A nutrição é uma profissão que de fato é grandiosa e fico feliz em ver colegas ex-alunos, pessoas que passaram por minha vida, aqui presentes, sendo homenageadas. Temos o alimento nos vários sentidos e contextos, é importante pelo prazer social e biológico. Nossa relação com a psicologia é grande. Precisamos estar juntos, crescer e termos esse apoio político. Nutrição é um direito e por ser direito é importante que estejamos presentes em todos os segmentos. Temos dados de oficiais de que 40% das crianças do país estão com excesso de peso. Temos que ter profissionais nas escolas, nos NASFs, para cuidar das pessoas e orientá-las sobre a alimentação saudável. Precisamos fortalecer essa luta”, finalizou.

Perfis

O Dia do Psicólogo a comemorado anualmente em 27 de agosto no Brasil. Esta data celebra o profissional da área da saúde responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas e crises das pessoas. A função do psicólogo é de extrema importância e de grande responsabilidade. Pelo complexo trabalho que desempenham, temos que reverenciar a dedicação e o compromisso demonstrado por todos os profissionais desta área.

O Dia do Nutricionista é celebrado anualmente em 31 de agosto. Esta data visa homenagear o profissional responsável por planejar programas de alimentação para as pessoas. Além de preparar dietas específicas para ajudar a meia-hora a qualidade de vida e saúde dos seus pacientes. Os nutricionistas podem atuar nos mais diversos segmentos do mercado, desde em hospitais, escolas. ginásios esportivos, clínicas particulares e etc.

Foto: Andre Lima