Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia do Maquiador

05/11/2018 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (5), Sessão Solene em homenagem ao Dia do Maquiador. A solenidade foi proposta pelo vereador Márcio Martins (PROS), aprovada por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo próprio requerente e a mesa dos trabalhos contou com as presenças de Francisco Gurgel do Amaral, […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta segunda-feira (5), Sessão Solene em homenagem ao Dia do Maquiador. A solenidade foi proposta pelo vereador Márcio Martins (PROS), aprovada por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo próprio requerente e a mesa dos trabalhos contou com as presenças de Francisco Gurgel do Amaral, presidente da Associação dos Cabeleireiros do Ceará; Ana Paula Gomes, presidente da Associação dos Maquiadores do Ceará e Francisco Naugusto Freire, presidente do Sindicato das Empresas de Beleza do Estado do Ceará.

Em sua saudação aos presentes o vereador Márcio Martins destacou que os homenageados da noite compõem dois setores que norteiam seu mandato – a arte e a cultura. “Vocês são artistas e ao mesmo tempo empreendedores que tanto sofrem pelo não reconhecimento de sua profissão. Mas agora estamos nessa luta junto com vocês. Que todos vocês se engajem na luta sindical. Me incomoda saber que alguns de vocês têm suas carteiras registradas como auxiliar de maquiagem, auxiliar de esteticista ou auxiliar do que quer que seja. Temos que mudar isso para a profissão de maquiador”, pontuou.

O parlamentar disse que deve-se cobrar do Sebrae e das secretarias do setor econômico o reconhecimento. “Vivemos de símbolo e por isso que apresentamos a lei criando o Dia do Maquiador. Isso é o início de inúmeras outras lutas, que são muitas. Quero dizer que quero somar forças com vocês. Vamos fazer uma grande campanha nacional pelas redes sociais pelo reconhecimento da profissão. Aqui estamos plantando uma semente que vem frutificar no futuro,” concluiu.

Em seguida foram entregues certificados de participação na solenidade pública para as seguintes personalidades, representando a classe dos maquiadores cearenses:

Ana Paula Gomes (Srta Chic); em 1986 fez uma turnê no Oriente Médio. Ministrou mais de 200 workshops e teve um programa as Quadro Dicas de Beleza na TV Diário (Noivos In Foco e Forrobodó).

Ana Passos, tem experiência adquirida nos últimos 40 anos iniciou no curso senhora Charme, passou por Paris, Londres. Sua especialidade é o corte de cabelos de todo o tipo e alta maquiagem. Recebeu diversos prêmios, como a Tesoura de Ouro em São Paulo e Mulheres de Negócios no Sebrae- Fortaleza.

 

Capergiano Bandeira Marques há sete anos trabalha com maquiagem profissional, formado Senac, o curso Embeleze, e estudou com Beto Santos, Renato César. Maquiador com especialidade em maquiagem social e artística, principalmente a de terror.

Francisco Gurgel do Amaral, é pioneiro na área de salão de beleza no Ceará. Tem mais de 50 anos de profissão, com várias formações internacionais. Foi por muitos anos instrutor do Senac e atualmente é presidente Associação dos Cabelereiros do Ceará

Igor Carneiro Craveiro é maquiador habilidoso e autodidata. Há 15 anos pratica a arte de embelezar e fazer maquiagem no movimento junino. Muitas das suas obras foram premiadas nos festivais de São João no Nordeste e no Brasil

Lu Svensson tem 35 anos de uma sólida carreira como maquiadora e cabeleira. Milhares de noivas passaram por suas mãos, na arte de fazer o belo, sempre antenada nas últimas tendências da moda.

Sávia Maria de Santiago Freire Silva é profissional há mais de 30 anos, atuando na própria empresa Naugusto e Sá Cabeleireiros. Começou no salão do irmão em 1984, fez diversos cursos mundo afora nas mais renomadas escolas internacionais.

Tilba Araújo representa o Sindicato dos Artistas e Técnicos do Ceará. Alagoana, mora no Ceará há mais de 30 anos. É maquiadora artística e de caracterização. Recebeu prêmio Funarte. Foi maquiadora da TV Jangadeiro e é formada em artes plásticas.

Victor Miagui foi professor do SENAC por 5 anos. Desenvolveu seus trabalhos em desfiles no Maraponga Mart Modas, Brasil Noivas e outros. Trabalha com workshops no segmento da beleza. Seu personagem Yakira Queiroz, foi coroada Miss Brasil Gay 2018.

Em nome dos homenageados falou Gurgel do Amaral. “Quero agradecer a todos vocês por virem aqui nos homenagear. Obrigado ao vereador Márcio que fez esse dia se tornar realidade. São milhares de profissionais não reconhecidos. Há 57 anos iniciei minha saga como maquiador. Dei o primeiro curso oficial pelo SENAC, antes só tinha eu no Estado, depois foram aparecendo outros. Meu currículo lido aqui só tem o cargo de presidente do Sindicato dos Cabeleireiros do Ceará. Mas eu fui formado pela Cosbel Rio de Janeiro; fui reconhecido como o melhor maquiador do Ceará; fiz desfiles de rua, e o primeiro concurso Miss Gay do Ceará. Para mim, esse reconhecimento é muito gratificante”, enfatizou.

Falou em seguida Naugusto Freire; “quero saudar essa casa na pessoa do vereador Marcio Martins. Parabenizá-lo pelo dia que está promovendo, trazendo o reconhecimento a essa belíssima profissão. O que seria dos maridos se não fossem esses profissionais, embelezando suas esposas? Quero saudar o presidente Salmito e saudar todos os cabeleireiros em nome do Gurgel do Amaral. Ele para nós do estado do Ceará é um diferencial. Não consigo ver a beleza no Estado do Ceará, sem Gurgel, como não vejo a música romântica sem Roberto Carlos”.

“O currículo dele é extenso. Ele é reconhecido como o pai dos cabelereiros do Ceará. Não conheço ninguém que não tenha passado por ele. Aliás, conheço só um, eu mesmo. Mas conheço muitos, como minha esposa Sávia, que com ele aprenderam muito. Quero dizer para todos que fazem o segmento da beleza, que Gurgel do Amaral é a referência máxima do estado, e ainda hoje traz até o Ceará, a maior feira de cosméticos do Brasil. Estamos em luta e incentivar vocês a serem mais e a buscarem seus direitos e garantias,” concluiu.