Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia do Assistente Social

15/05/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quarta-feira (15) Sessão Solene em comemoração ao Dia do Assistente Social. A solenidade teve como propositor o vereador Plácido Filho (PSDB), através do requerimento 005/2019, subscrito pelo vereador Iraguassú Filho (PDT). A Sessão foi presidida pelo vereador Plácido Filho, no ato representando o presidente da CMFor, vereador Antônio […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quarta-feira (15) Sessão Solene em comemoração ao Dia do Assistente Social. A solenidade teve como propositor o vereador Plácido Filho (PSDB), através do requerimento 005/2019, subscrito pelo vereador Iraguassú Filho (PDT). A Sessão foi presidida pelo vereador Plácido Filho, no ato representando o presidente da CMFor, vereador Antônio Henrique (PDT). A mesa solene contou com as seguintes personalidades: Ravena Guimarães Chaves, presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Ceará; Vanessa Venâncio, representando a OAB-CE; Carlos Matos, presidente do Instituto Promover; o ex-deputado e ex-vereador Francisco Caminha; Erivânia Bernardinho Cruz, coordenadora da Rotary Social; Emanuela Martins, representando a Universidades Ratium e Uninassau; e o vereador Iraguassu Filho (PDT)

Em sua saudação aos presentes, o vereador Plácido Filho destacou que tem um histórico de luta em prol de várias categorias, entre elas a da assistência social. “Só quem conhece a rotina desses heróis, que muitas vezes trabalham sem as mínimas condições, sabem queé preciso muita dedicação e muito zelo pelo que fazem. Mas tem algo em comum que une todos os assistentes sociais, a coragem de fazer. São profissionais guerreiros que ficam na linha de frente para amparar pacientes e familiares, e o intuito é salvar vidas. Mesmo com tantas outras preocupações, ele estão ali para cumprir suas missões,” destacou.

Plácido reafirmou seu apoio à categoria e disse que podem contar com seu mandato. “Eu assumo o compromisso de ser parceiro de vocês e como costumo dizer, o gabinete do vereador Plácido está sempre aberto para receber vocês e para receber suas reivindicações. Vocês merecem sempre o melhor, parabéns e muito obrigado!”, concluiu.

Em seguida falou o vereador, Iraguassú Filho, que destacou que este é o terceiro ano que promove a homenagem aos assistentes sociais, e neste ano em conjunto com o vereador Plácido Filho. “Hoje é um momento de grande felicidade. Tive por três anos e um mês convivendo com vocês, e vi a importância de servir o próximo e a da luta pelas garantias dos direitos. Volto à 1993, quando a Lei Orgânica da Assistência Social foi a grande conquista social pós-ditadura. Em 2005, o SUAS se consolida através do sistema, os equipamentos vão se moldando através dos serviços, principalmente o PAIC e todas as outras ações, que precisam ter um olhar diferenciado em nosso país”, asseverou.

Finalizou suas palavras destacando que no atual cenário, com a posse do novo presidente, ficou preocupado com a redução do Ministério e dos repasses nacionais para os Fundos Municipais. “Mesmo sendo um dia de alegria, não posso deixar meu protesto. Nosso trabalho aqui é lutar pela garantia dos direitos”, frisou.

Em seguida foram entregues certificados pelo Dia do Assistente Social, às seguintes profissionais: Teresa Cristina Alves Ferreira; Patrícia Carneiro dos Santos; Benedita Maria de Mesquita; Cristiane Oliveira Lima; Patrícia Studart; Maria Andrade Leite e Maria Cristina Cavalcante Sá.

Em nome dos homenageados falou Maria Andrade Leite. “Parabenizo a todos os assistentes sociais que foram representados aqui, nesta noite. Temos um grande leque de atuação, seja na saúde, na assistência social, na educação, na previdência, na habitação entre outras áreas de atuação. Sempre trabalhando na prerrogativa da melhoria de vida do indivíduo. Pensar em uma sociedade igualitária e plena de direitos, significa refletirmos o papel dos assistentes sociais na busca de uma vida melhor. Por isso, é bom já ir se acostumando, pois vai ter luta”, finalizou.

Dia do Assistente Social

O Dia do Assistente Social é comemorado anualmente em 15 de maio a data celebra o profissional do Serviço Social, dedicado na luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos sociais, mais desfavorecidos ou “à margem da sociedade”. Todos podem colaborar para construir um bom ambiente igualitário em uma sociedade, no entanto, os assistentes sociais se especializam (fazendo o curso de ensino superior em serviço social) em construir projetos, e politicas sociais, sempre com intuito de melhorar a qualidade de vida de uma comunidade.

“O Assistente Social é protagonista na luta pela consolidação dos direitos e da construção de uma nova sociedade, para todos. Profissionais que fazem a história, não apenas no dia 15 de maio, mas todos os dias do ano. Parabéns pelo seu dia”.

Fotos: André Lima