Câmara outorga a Medalha Periguary de Medeiros ao médico Luiz Gonzaga Porto Pinheiro

11/10/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta sexta-feira (11), Sessão Solene de entrega da Medalha Periguary de Medeiros ao doutor Luiz Gonzaga Porto Pinheiro, médico cirurgião mastologista, Doutor pela Universidade Federal de Pernambuco e Presidente da Sociedade Cearense de Cancerologia. A comenda foi proposta pela vereadora Larissa Gaspar (PT), através do requerimento 6199/2018. A sessão […]

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta sexta-feira (11), Sessão Solene de entrega da Medalha Periguary de Medeiros ao doutor Luiz Gonzaga Porto Pinheiro, médico cirurgião mastologista, Doutor pela Universidade Federal de Pernambuco e Presidente da Sociedade Cearense de Cancerologia. A comenda foi proposta pela vereadora Larissa Gaspar (PT), através do requerimento 6199/2018. A sessão foi presidida pela autora da solenidade, no ato representando o presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT). A mesa de honra contou com a presença do vice-presidente de Associação Médica Cearense, Igor Moreira Veras; da Presidente do Clube Lions da Parquelândia, Ione Azevedo e do homenageado da noite.

Em suas palavras de saudação ao homenageado e aos presentes, a vereadora Larissa Gaspar enfatizou sua alegria de poder conceder a medalha em reconhecimento ao grande trabalho do doutor Luiz Porto. “Homem dedicado, despreendido, que abdica do convívio dos seus familiares para se dedicar ao estudo, a pesquisa e a cura de uma doença tão grave que é o câncer. Essa doença tem atingido famílias brasileiras e tem causado todo incomodo e dificuldades com os tratamentos.”

A vereadora disse que teve oportunidade de conhecer o homenageando quando atuava na Coordenadoria de Políticas para a Mulher, no Eixo de Promoção a Saúde. “Tive oportunidade de aprender e compreender sobre a realidade das mulheres e foi ele uma das pessoas que me ensinou muito. Ele é uma figura que agente nem consegue adjetivar. É um homem que tem prestado tantos serviços, diante dos estudos, pesquisas e todo o trabalho que ele vem desenvolvendo. Em todas instituições que ele trabalha tem uma reverberação que extrapola nosso município, Estado e |País. Por isso, que tivemos essa iniciativa diante de toda essa grande atuação que ele tem do enfrentamento ao câncer sobretudo o câncer de mama”, destacou.

“Esse médico dedica sua vida a buscar formas de erradicar essa doença que traz tantos agravos e as vezes chega as ser letal. Por isso, é um motivo de grande alegria homenageá-lo. É bom termos esse exemplo de altruísmo numa época de tanto ódio, por isso que propus seu nome ao plenário para receber essa medalha. O que tenho dizer ao senhor é um muito obrigada por enfrentar essa chaga que assola a humanidade. Quero agradecer por sua dedicação e ter um olhar sensível a população mais carente. Por todo seu trabalho de salvar vidas, é que hoje a Câmara lhe concede a mais alta comenda em reconhecimento aos que fazem a diferença na área de saúde em nosso município”, pontuou.

Após receber a comenda, o homenageado fez seus agradecimentos: “Estou emocionado com a iniciativa da vereadora Larissa, e com algumas palavras que falou sobre meu trabalho. Ao saber da indicação para receber essa comenda pesquisei a biografia do Dr. Periguary. Emocionei-me com a justificativa do vereador Cid Marconi, que propôs a medalha. Tem depoimentos de contemporâneos dele que exaltaram, de maneira bastante intensa, as qualidades do Dr. Periguary Medeiros. Palavras como generosidade, inteligência, tratamento cavalheiresco e dedicação extrema aos pacientes. Vale ressaltar que ele acompanhou os voluntários que foi lutar na Revolução Constitucionalista”, comentou.

Dr. Luiz Porto frisou que a medalha foi criada pela Resolução 1.529 de 29 de setembro de 1998, para homenagear personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham se destacado pelo notório saber e ações meritórias na área de saúde. “Os valores descritos para concessão são, a comprovação dos trabalhos desenvolvidos e pesquisas; trabalho dedicado à população carente, e provas e títulos recebidos em sua trajetória”. Em seguida ele citou algumas coincidências entre sua trajetória e a do Dr. Periguary. Uma delas foi ter trabalhado por 30 anos no IJF, antigo local de trabalho do doutor Periguary, que teve seu nome dado aquele nosocômio.

Destacou que foi o Dr. Periguary o primeiro médico que conseguiu reanimar um paciente com parada cardíaca. “Esse fato teve reconhecimento de toda comunidade médica e população. Ele foi um dos lideres da equipe que fez a primeira cirurgia de vesícula no Estado. Ele transitou por todas as batalhas que a medicina daquele tempo enfrentava. Eu me formei em 1975. A vida mudou, a expectativa de vida duplicou, a tuberculose teve seu tratamento, as mulheres deixaram de morrer de parto, e outras mazelas hoje são controladas com o processo de vacinação. Mas estão surgindo desafios, como as doenças tronco degenerativas, cardíacas, câncer, doenças do esqueleto, relacionadas ao envelhecimento, que tornaram-se o maior desafio para nós médicos”, relacionou.

O homenageado falou ainda de seu trabalho filantrópico citando o Lions Parquelândia, que cedeu um espaço para a montagem do serviço de mastologia. “Nos doou um mamógrafo, que é o mais utilizado do estado e um ductoscópio, que será utilizado por especialistas dos Estados Unidos e Europa, que vem para implantarmos essa nova técnica. Mas tudo isso não seria possível sem a compreensão de minha família. São quase 50 anos de casamento, com compreensão, dos meus amigos e companheiros do GEEON e todos que podem ajudar a caminhar. Caminho vai ser feito e alguém sozinho não pode trilhar carregando um peso tão grande, que é curar o povo do nosso país. Eu agradeço a todos vocês, a vereadora Larissa, meus companheiros do GEEON, e todos que vieram aqui participar dessa noite”, finalizou.

Perfil

O cirurgião mastologista Dr. Luiz Gonzaga Porto Pinheiro, e professor titular da Universidade Federal do Ceará, formado por esta instituição em 1975, Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal Fluminense em 1985 e Doutor em Cirurgia pela Universidade Federal de Pernambuco em 2000. Coordenador do Laboratório de Cirurgia Experimental Professor doutor Saul Goldemberg da Pós-graduação do Departamento de Cirurgia da FAMED — UFC. Membro Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Além do vasto e rico currículo, o Dr. Luiz Gonzaga Porto Pinheiro lidera o Grupo de Pesquisa GEEON — Grupo de Educação e Estudos Oncológicos da UFC, cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq, atuando na linha de pesquisa Identificação Bioquímica do Marcador do Linfonodo Sentinela Autólogo do Sangue. Presidente da Sociedade Cearense de Cancerologia. Ex-Chefe do Departamento de Cirurgia FAMED-UFCG, Coordenador do 7° semestre do Curso de Medicina FAMED-UFC e Coordenador do Módulo de Oncologia. Ex-Chefe do Serviço de Mastologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand-MEAC/Hospital das Clínicas-UFC. Consultório Particular na área de Oncologia/Mastologia. Presidente do Comitê Estadual de Controle do Câncer. Exerce atuação destacada e dedicada junto as mulheres acometidas com o câncer de mama, presidindo a ONG GEEON que é uma extensão do Departamento de Cirurgia da FAMED — UFC.