Câmara outorga a Medalha do Mérito Desportivo Ayrton Senna a Carlos Mauro Benevides Neto

10/09/2019 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara realizou Sessão Solene, nesta terça-feira (10), para a entrega da Medalha do Mérito Desportivo Municipal Ayrton Senna ao Senhor Carlos Mauro Benevides Neto. A comenda foi proposta pela vereadora Larissa Gaspar (PT), através do requerimento 3398/2019, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A vereadora justifica a comenda destacando que o homenageado teve […]

A Câmara realizou Sessão Solene, nesta terça-feira (10), para a entrega da Medalha do Mérito Desportivo Municipal Ayrton Senna ao Senhor Carlos Mauro Benevides Neto. A comenda foi proposta pela vereadora Larissa Gaspar (PT), através do requerimento 3398/2019, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A vereadora justifica a comenda destacando que o homenageado teve uma destacada atuação na aprovação da Lei Estadual de Incentivo ao Desporto nº 15.700/2014.

A sessão foi presidida pela autora do requerimento, no ato representando o presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT). A mesa de honra contou com as presenças de secretário de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, Mauro Benevides Filho; secretário estadual de Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro; prefeito da cidade de Redenção, Davi Benevides; presidente do Conselho de Defesa do Policial da Secretaria Segurança Pública e Defesa Social, Ricardo Valente, representando o secretário André Costa; o ex-deputado estadual Goni Arruda, campeão parapan americano de tênis de mesa, Francisco Wellington.

Em sua saudação aos presentes, a vereadora Larissa Gaspar destacou “a alegria de conceder essa grande honraria ao querido amigo, jovem atuante, por todo trabalho que ele vem fazendo para desenvolver o esporte. O Mauro, além de ser atleta, já ganhou várias medalhas em campeonatos brasileiros, isso já justificaria sua capacidade de receber a medalha. Mas muito mais que atleta, campeão, ele se destaca por sua atuação na articulação politica intensa junto as várias linguagens esportivas, federações e conselho estadual. Esse tripé é muito importante para a formação das politicas públicas. Se não fosse sua articulação a Lei de Incentivo ao Esporte não teria sido aprovada”, disse.

“Quando decidimos fazer essa homenagem recebemos vários oficios de federações reforçando essa homenagem. Muitas federações parabenizaram e reforçaram essa homenagem, entre elas a de Handebol, Skate, Taekwondo, Mesa Tenista, de Tênis, Tiro Esportivo, Vôlei, Associação das Federações Desportivas, Hóquei e Patinagem, Judô e Atletismo. Foram mais de dez instituições que apoiaram essa iniciativa e isso mostra o carinho que os esportistas têm para com o nosso homenageado. A Lei de Incentivo ao Esporte mostra que podemos dar outro sentido e outro caminho para os jovens. Ela já destinou mais de 7 milhões de reais para mais de 65 projetos esportivos em um ano de sua vigência efetiva”, ressaltou.

Em seguida falou o secretário de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, Mauro Benevides Filho, pai do homenageado. “Mauro Neto desde os primórdios fincou uma base muito sólida no esporte. Foi dele e de presidentes de federações que surgiu a ideia de criar uma lei que determinasse a consecução de recursos para o esporte cearense. A Cultura já tinha uma lei que isentava até 2% do ICMS para a empresa destinar a cultura. O Esporte então passou a articular. Eu era secretário da Fazenda e esse tipo de proposta de renúncia de receita não é muito bem-vista, mas ele persistiu. Foi ao governador Cid Gomes e conquistou a aprovação. A Câmara presta essa homenagem por esse trabalho que o senhor vem fazendo para o bem do esporte o que é muito merecido. Essa lei atende um sonho de vários atletas. Todos nós temos o reconhecimento sincero pelo trabalho que o senhor vem fazendo ao longo do tempo”, disse.

Falou também o para-atleta Francisco Wellington que destacou que o homenageado ajudou a colocar o tênis de mesa no cenário nacional. “Estou aqui para agradecer pelo apoio que o senhor tem dado ao Esporte e a mim mesmo. Sou campeão brasileiro classe 8. E através dos esforços da Federação Cearense de Tênis de mesa e do Mauro Neto, vou poder jogar representando meu Estado. Agradeço por mim e por meus colegas para-atletas pelo apoio que você vem dando a todos nós”, observou.

O orador seguinte foi o ex-deputado Goni Arruda que deu seu testemunho quanto ao empenho do homenageado na aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte. Disse que na época da aprovação da lei estava no cargo de Secretário de Esportes do Estado e acompanhou todo o processo. “O Governador Cid me pediu para procurar o secretário da Fazenda para que essa Lei de Incentivo ao Esporte pudesse ser aprovada. Quero destacar minha alegria por essa homenagem que consagra esse grande desportista e atleta cearense”, enfatizou.

Falaram ainda Ricardo Valente, representando a SSPDS e o Secretário de Esporte de Redenção, Roberto Pé de Serra, que agradeceu Mauro Neto pela lei que proporciona hoje que 1.600 crianças e jovens de Redenção possam ter acesso ao esporte em 22 núcleos espalhados no município.

O prefeito de Redenção, Davi Benevides, irmão do homenageado, parabenizou e agradeceu o desempenho do mandato da vereadora de Fortaleza em prol da população e por mostrar que lugar de mulher é na política. “Hoje minha fala é divida em dois momentos, como prefeito quero aqui testemunhar o grande bem que a Lei de Incentivo ao Esporte vem fazendo. Na minha cidade, esse projeto vem mudando a realidade de várias crianças e jovens. O esporte é o caminho que pode ser oferecido para tirar os jovens das drogas. O investimento de 300 mil reais vem auxiliando 22 núcleos atender 1.600 crianças e jovens e mostrando resultados. Como prefeito quero agradecer ao Carlos Mauro Benevides Neto”.

Na segunda parte de seu pronunciamento Davi Benevides falou como irmão. “Todo mundo sabe da proximidade que tenho com meu irmão. Quero abraçar todos os redencionistas que tiraram um tempo para agradecer aqui meu irmão. Ficamos felizes quando somos reconhecidos, mas quando alguém que amamos recebe um reconhecimento público como esse, nos sentimos muito mais felizes. Agradecemos de coração. Muitos que estão aqui torcem por você. Se Deus quiser, estaremos mais vezes aqui prestigiando seu sucesso, pois o nosso desejo é ver você brilhar sempre”, concluiu.

Fechando os pronunciamentos dos membros da mesa de honra, o Secretário de Esporte, Rogério Pinheiro, registrou seu agradecimento pela “brilhante contribuição de Mauro Neto, não só no Conselho do Esporte, mas em toda sua área de atuação. Quero ser grato por sua recepção quando cheguei a Secretaria e dizer que o senhor vem brilhantemente conduzindo o colegiado. Meu muito obrigado!”

Após receber a Medalha do Mérito Desportivo Ayrton Senna, Carlos Mauro Benevides Neto fez seus agradecimentos: “Quero agradecer a todos presentes por estarem aqui nesse momento que é muito importante para mim, mas também para o esporte. Agradecer esse reconhecimento, que nos incentiva a continuar na luta. Lembro sempre um conselho que meu pai me disse a alguns anos, quando disse que queria ser presidente da Federação de Tênis para lutar por melhorias. Ele me disse que eu não precisaria de cargo para fazer o que eu tinha que fazer. Então fui a luta. Essa lei está em vigor há pouco mais de um ano e já trouxe 7 milhões. O Davi ao receber esse projeto eram apenas 15 núcleos para 600 alunos, e ele com o mesmo recurso ampliou para 22 núcleos e 1.600 alunos. Aqui em Fortaleza são mais de 1.500 alunos de escolas públicas. O resultado que quero ver são atletas brilhando”, destacou

Disse que o principal tema de seu discurso é gratidão. “Alimenta meu coração ver esses projetos acontecendo, estamos combatendo as drogas, trazendo saúde. Queria agradecer meu pai que não mediu esforços para o projeto ser aprovado e ao governador Cid Gomes que leu o projeto, acatou sugestões e a lei enfim saiu. Hoje vejo a diferença na vida dos outros, principalmente na molecada. Isso nos mostra que estamos no caminho certo. Tem outros projetos para vir. Sei que o esporte ainda é carente mas o potencial de crescimento é enorme. Nas novas batalhas serei combatente, não vamos perder mais atletas para as drogas. Nas lutas da vida a gente aprende que o avião do futuro está lá na frente, mas o destino só depende de nós!” concluiu.

Perfil

Formado em Direito Unifor, com mestrado em Direito e Gestão de Conflitos. Atleta de tênis de mesa desde 1999. Membro do Conselho do Desporto; presidente do Conselho Estadual do Desporto de 2018 a 2019; presidente da Comissão de Desporto da OAB. Ajudou na formação da confederação e das federações desportivas do Estado do Ceará.

A atuação de Carlos Mauro Benevides Neto foi fundamental para a aprovação da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte — lei 15.700/2014, que nos seus dois primeiros editais, aprovou 65 projetos, investindo mais de R$ 7.000.000,00 (sete milhões de reais) em projetos esportivos, até maio de 2019. O Sr. Carlos também se destacou pela importante interlocução que realizou entre o setor esportivo e a antiga Secretaria do Esporte do Estado do Ceará, atual Secretaria Estadual de Esporte e Juventude.

Sua ação a reconhecida por apoiar o esporte local de forma aglutinadora, fortalecendo as federações, o que foi fundamental para a reconstrução do dialogo entre o Poder Executivo e as entidades esportivas. Cabe ressaltar que sua passagem pelo Conselho do Desporto do Estado do Ceará, como membro, no primeiro mandato e, como atual presidente, nesse segundo mandato, fortaleceu o tripé de apoio ao setor esportivo, promovendo uma melhor comunicação entre federações, conselho e a referida Secretaria. A outorga da Medalha do Mérito Desportivo Municipal Ayrton Senna, portanto, é um reconhecimento a sua atuação do homenageado, ao longo dos anos, em prol do esporte da Capital e do Estado.

Fotos: André Lima